Desemprego no Brasil volta a subir na segunda semana de agosto

O IBGE aponta aumento de 300 mil no número de desempregados, mas afirma que há estabilidade

Na manhã desta sexta-feira (04), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou os dados sobre o desemprego no Brasil na segunda semana de agosto. Quando comparado à primeira semana do mesmo mês, houve um aumento de cerca de 300 mil no número de desempregados em território nacional.

Com a adição de 300 mil pessoas desempregadas, o Brasil chega ao total de 12,9 milhões de trabalhadores na busca de um emprego em meio à pandemia do novo coronavírus. Na primeira semana de agosto, houve leve queda quando comparada à semana anterior.

Com o aumento do número de desempregados na segunda semana de agosto, a taxa de desemprego do Brasil subiu de 13,3% para 13,6%. De acordo com o IBGE, entretanto, houve estabilidade nesse indicador. Segundo o instituto, esse aumento aconteceu por causa do aumento no número de brasileiros que voltaram a buscar emprego em meio ao crescimento da retomada das atividades econômicas em território nacional.

Segundo o IBGE, cerca de um milhão de brasileiros a mais voltaram a procurar emprego no mercado de trabalho na segunda semana de agosto quando comparado à primeira semana do mesmo mês. A pesquisa mostra queda de 28,1 milhões para 27,1 milhões de pessoas que gostariam de estar trabalhando, mas não procuraram emprego no período.

Também caiu de 18,3 milhões para 17,7 milhões o número de brasileiros que gostariam de trabalhar, mas não procuraram emprego por causa da pandemia ou falta de trabalho onde vivem.

Na primeira semana de maio, o contingente de empregados era de 63,9 milhões. Quando comparado a esse período, houve alta de 17,5%, com mais 11,2 milhões de brasileiros ocupados no mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.