Descanse em Paz: A falência recorde de banco gigante em dois dias e a notícia que deixou todo mundo surpreso

Em março deste ano um grande banco americano entrou com um pedido de falência, em tempo recorde de 48 horas. A notícia deixou os americanos chocados, sendo que desde a crise econômica de 2008 não houve nenhum ocorrido que chocou tanto os investidores, causando reações diversas.

O banco em questão é o Silicon Valley Bank (SVB), que era uma importante instituição financeira dos Estados Unidos que veio à falência. Sendo assim, este foi o maior caso de falência de um banco na região do Vale do Silício, e o segundo maior caso da história americana, segundo o portal FDR.

O SVB era conhecido principalmente pelos seus financiamentos, que eram em sua maioria fornecidos para empresas das áreas de saúde e tecnologia. Nesse sentido, quase metade dessas empresas da região tinham sido financiadas por este banco.

O Silicon Valley Bank foi fundado no ano de 1983, e estava entre os 20 maiores bancos dos Estados Unidos. Inclusive, o SVB tinha filiais, além dos EUA, em países como Reino Unido, Israel, Canadá, Alemanha, entre outros.

Como este banco faliu?

A falência do Silicon Valley Bank ocorreu devido a um processo, que deve ser entendido para compreender o fim do banco. Sendo assim, tudo começou com o aumento da inflação americana no ano passado, o que fez com que o “Federal Reserve” tomasse medidas para conter o crescimento inflacionário.

O Federal Reserve é uma instituição americana, com o objetivo de estabilizar o dólar. Desta maneira, com as medidas tomadas, a taxa de juros sobre empréstimos de bancos teve um aumento repentino e significativo. Com isso, os títulos a longo prazo foram cada vez mais perdendo valor.

Descanse em Paz: A falência recorde de banco gigante em dois dias e a notícia que deixou todo mundo surpreso
Descanse em Paz: A falência recorde de banco gigante em dois dias e a notícia que deixou todo mundo surpreso Imagem: Canva

Esses acontecimentos prejudicaram muito o SVB, que começou a utilizar taxas de juros mínimas em uma tentativa de compensação, assim como outros bancos do ramo. A critério de exemplo, alguns bancos utilizaram taxas de juros próximas a zero em financiamentos deste tipo.

Dessa forma, os títulos do banco (avaliados em R$ 100 bilhões) estavam rendendo cerca de 1,79%. Este valor não representa nem metade do retorno em comparação com o Tesouro de 10 anos, com um rendimento em torno de 3,9%. Este foi o começo do fim para o Silicon Valley Bank.

Investidores batem em retirada

Com o SVB passando por uma fase ruim, e seus títulos com um rendimento muito baixo, os investidores começaram a sacar diversos fundos administrados por este banco. Com isso,o SVB anunciou que estava negociando seus títulos sem nenhum tipo de lucro. O banco chegou, inclusive, a negociar títulos com uma margem que estava gerando prejuízos.

No entanto, isso não foi suficiente. Isso porque, repentinamente, as ações do banco despencaram, causando um efeito cascata. Com medo de uma crise similar à que ocorreu em 2008, os investidores começaram a sacar todos seus investimentos no SVB.

Desta maneira, o banco SVB não resistiu e anunciou sua falência, que ocorreu em um tempo recorde, como mencionado. Todo esse processo de queda das ações, e consequentemente, a falência, ocorreu em um período de 48 horas. O Silicon Valley Bank não foi o único banco americano a falir neste ano, o que também ocorreu com o First Republic Bank recentemente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.