Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Denatran confirmação ampliação no prazo para tirar CNH

“Entendíamos que a pandemia seria passageira e breve, mas ela está se estendo mais do que se imaginava”, confirmou o diretor do DENATRAN

A pandemia do novo coronavírus fez o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) alongar por mais tempo o prazo de vencimento dos trâmites de obtenção da CNH. Em março, o órgão já havia confirmado a ampliação temporária de 12 para 18 meses.

“Entendíamos que a pandemia seria passageira e breve, mas ela está se estendo mais do que se imaginava”, confirmou o diretor do DENATRAN, Frederico de Moura Carneiro.

A medida é necessária porque o processo de obtenção da CNH está atrasado nos estados por conta das aulas teóricas e práticas estarem suspensas. Isso afeta diretamente os candidatos que iniciaram o processo antes da pandemia começar.

De acordo com o diretor, os detalhes e a decisão oficial sobre o adiamento dos processos da CNH serão publicados no Diário Oficial da União.

Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – Processo

Para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o candidato deve passar por avaliação psicológica e exame de aptidão física e mental (visão, força muscular, coração, pulmão e saúde mental).

Após essa etapa, o candidato deve fazer o curso teórico, com 45 horas/aula, e ser aprovado no exame. Após isso, começam as aulas práticas. Vale ressaltar que a aprovação em uma etapa permite fazer a etapa seguinte.

Caso o candidato seja reprovado no exame teórico ou prático, ele terá que aguardar por 15 dias para fazer novo exame. Neste caso, ele não precisará repetir as etapas anteriores nas quais tiver sido aprovado, desde que o processo esteja dentro da validade.

Veja também: IPVA vai ter isenção para ESTES carros do imposto em 2020

Leia Também:

Está "bombando" na Internet:

Acesse www.pensarcursos.com.br
15 Comentários
  1. Fernando Santos Diz

    Preciso retirar a carteira definitiva e nao estou conseguindo.

  2. LEVY ALFIERI Diz

    Para pessoas que já tem CNH que foram suspensas ou cassadas , porque não criam uma multa para liberarem essas cartas que já tem registro dessa maneira o sistema seria mais rápido e tbm teríamos um desafogo no sistema de CNH.
    E renovação somente um valor para renovação dessa forma só iriam fazer o processo todo as novas carteiras de CNH e com isso o governo tbm iria arrecadar mais dinheiro.

  3. Heitor Gonçalves Diz

    O Detran do estado do Espírito Santo, já regulamentou a isenção, ou descontos, para idosos no caso de renovação de CNH ??? Em caso de negativo, existe previsão ? Em alguns estados esta lei ja vigora. O DETRAN, não é um Órgão Federal ? Porque não uma regulamentação NACIONAL, neste caso ?????????

  4. Edvaldo Diz

    Minha carteira de habilitação foi suspensa por 8 meses….ja dei entrada desde janeiro fiz o cfc e agora estou na mao dos caras porque esse mês deu o orazo da suspensão….tenho carteira D função remunerada e preciso trabalhar e o senhor diretor so detetam cono tbm o siatema do mesno nao estao ajudando em nada….preciso entregar todos os exames e eles nao abrem …o que vamos fazer senhores … dependo disso pra trabalhar….VAMOS VOLTAR a normalização com.regras né….muita gente depende da regularização nos ajudem

  5. Rosalia Takatch de Oliveira Diz

    Renovei minha carteira de habilitação em julho e até hoje não recebi a mesma.

  6. Genival de jesus Diz

    Tirei a CNH especial que é pro pcd desde fevereiro fui aprovado em TD e até hoje não me entregaram alega que tem processo em aberto mais tiro prontuário e não consta nada a minha foi rebaixada foi trocada tinha letra d e foi rebaixada pra letra b queria uma resposta

  7. Manoel Pereira santana Diz

    Renovei minha CNH, pela internet, porem não conseguir o código de segurança, para receber minha CNH, quais são os novos passos a seguir?

  8. Adriana Diz

    Fui reprovado meu processo venceria em julho o que devo fazer?

  9. Dirceu jaime Diz

    Estou desde abril, tentando realizar a prova de CRCI, já que tive o meu direito de dirigir suspenso por 2 meses em fevereiro, como devo resolver?

  10. Thalyta Diz

    A habilitaçao de meu esposo vai vencer o que devemos fazer e onde podemos fazer?

  11. Eliana Diz

    Tenho a carteira De porém venceu agora dia 31/08/2020 como faço pra renova pois não estou conseguindo fazer pelo site pq pede o exame toxicológico

  12. Eddy Alanoca Cadena Diz

    Eu preciso renovar mi carteira que es provisório por uma definitiva sou estrangeiro no sistema no tenia RNE

  13. Anderson Diz

    E as prova pratica ja voutafam

  14. Mylca Diz

    Tem que abri o detram…

  15. Emerson Diz

    Preciso mudar de categoria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.