Como decorar usando potes de vidro

Aprenda dicas para decorar de forma simples

Decorar qualquer ambiente é sempre um desafio. Existem diversos estilos, seja do minimalista até o mais rústico, que aceitam muitas variedades de decorações. Com diversas opções no mercado de itens decorativos, é muito fácil de realizar qualquer ornamentação. Mas, você sabia que existe a possibilidade de decorar usando potes de vidro? Hoje, mostraremos a você dicas incríveis de como isso é possível de ser realizado.

É possível reciclar potes de vidro para decoração?

Fazer decorações com pote de vidro -- Reprodução Canva
Fazer decorações com pote de vidro — Reprodução Canva

Não só é possível, como fica lindo, elegante e super charmoso. Os potes de vidro, principalmente os de material transparente, são itens coringas para qualquer ornamentação, desde uma decoração mais sofisticada, com muitos detalhes, até uma mais simples, com um estilo mais minimalista.

Você pode fazer a reciclagem de potes de vidros variados, incluindo potes de produtos alimentícios, desde que, após consumir todo o seu alimento, você lembre de higienizar e secar bem!

Caso o pote que você queira reciclar esteja com etiqueta ao redor dele, uma dica infalível para a retirada dela é:

  • Coloque seu pote de molho em água morna e álcool por 10 minutos;
  • Passado o tempo, retire da água morna e, com o auxílio de um papel toalha ou guardanapo, passe um pouco de óleo de soja ou óleo de coco na extensão do local onde estava o rótulo;
  • Pronto, seu pote estará pronto para ser usado.

Veja algumas dicas para personalizar seus potes de vidro

Seu pote de vidro pode ser usado nas mesmas condições em que ele estiver sem o rótulo ou, ainda, você pode incrementar e dar outro visual a ele. Quer conferir como? Então veja a seguir como fazer da forma simples essa decoração.

Com barbante

Nessa opção, você pode cobrir todo o seu pote de vidro com barbante, dando um aspecto rústico a ele!

Para isso, você precisará de um pote de vidro, no tamanho e modelo que preferir, rolo de barbante e cola quente.

Modo de fazer:

Pingue uma gota de cola quente no fundo do seu pote de vidro e vá fazendo espirais com o barbante para cobrir todo o fundo. Você pode começar por cima também, desde que siga a ideia de seguir em espirais até cobrir todo o pote. Finalize colocando a cola quente na ponta para fixar todo o barbante.

Com tinta

Para dar um ar diferenciado ao seu pote, você pode pintar todo ele com as cores de sua preferência. Pode ser uma pintura com uma cor única ou com várias cores, para ambientes com personalidade e cheios de vida.

Com papel colante

Você pode escolher algumas imagens e figuras de sua preferência. Recorte do tamanho necessário e coloque com cola branca ao redor do pote. Após isso, adicione o papel colante transparente em cima da imagem e, caso necessário, fixe com fita adesiva transparente.

De que maneira usar pote de vidro em decorações?

Há diversas maneiras de incluir os potes de vidro na decoração. Veja abaixo as opções e dicas que elencamos.

Use como vaso de flores

Sejam garrafas de vidros ou potes, ambos podem tornar ótimos vasos para as suas flores, mas não para o plantio! Eles serão suportes para flores frescas como ornamentação.

Exemplo: pegue um pote de vidro já previamente higienizado, coloque água nele e flores em formato de buquê ou, até mesmo, uma flor apenas.

Dessa forma, use os vasos em prateleiras, móveis e até mesmo sobre as mesas para ornamentar de cafés da manhã, almoços, jantares e cerimônias mais simples!

Use como suporte para velas

Dependendo do tamanho do pote, eles podem ser usados para armazenar as velas. Principalmente as que são feitas em casa mesmo.

Você pode fazer a sua própria vela, inclusive uma aromática, em um pote de vidro e usá-la também para a ornamentação de alguns espaços.

Podem ser colocadas em mesas de buffet e, também, nas de jantar. Além dessas opções de decoração, há a possibilidade de colocá-las em alguns ambientes profissionais como, por exemplo, em spas.

Para fazer a sua própria vela no pote de vidro, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • Cera para vela; 
  • Barbante próprio para o pavio;
  • Óleo essencial de sua preferência.

Derreta em banho-maria a cera para a vela e, depois que ela estiver toda derretida, adicione o óleo essencial e misture bem. Despeje no pote de vidro a cera e coloque o pavio centralizado. Espere secar e estará pronta para uso.

Se você gostou das nossas dicas de como decorar usando potes de vidro, então não perca mais tempo e aproveite para inovar em sua casa!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.