Declaração do MEI 2024: confira o PRAZO e como fazer a declaração - Notícias Concursos

Declaração do MEI 2024: confira o PRAZO e como fazer a declaração

Se você é um microempreendedor individual (MEI), saiba que precisa fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) até o dia 31 de maio de 2024.

Essa declaração é obrigatória e serve para informar à Receita Federal o faturamento bruto do seu negócio no ano anterior.

Por isso, confira a nossa matéria na íntegra e veja como fazer a declaração do MEI 2024, quais são as consequências de não declarar e como regularizar a situação se você perder o prazo. Confira!

O que é a declaração do MEI 2024?

A declaração do MEI 2024 é um documento que todo microempreendedor individual deve enviar à Receita Federal anualmente, informando o valor total das receitas obtidas no ano anterior. Essa declaração é diferente da declaração de imposto de renda, que tem outro prazo e outras regras.

Para fazer a declaração este ano é preciso saber qual foi o seu faturamento bruto em 2023. Ou seja, o valor total das vendas de produtos ou serviços, sem descontar nenhuma despesa. Esse valor não pode ultrapassar R$ 81 mil por ano, que é o limite de faturamento para ser MEI.

Além disso, você também precisa informar se teve algum empregado contratado em 2023. Mas se não teve nenhum funcionário, basta marcar a opção “Não” no campo correspondente.

Passo a passo para fazer a Declaração Anual do MEI

O empreendedor pode realizar a declaração de forma totalmente online, por meio do Portal do Empreendedor. Este é o site criado pelo Governo Federal para que todos os microempreendedores individuais possam ter acesso à informação, bem como a serviços ligados ao empreendedorismo.

A seguir, confira o passo a passo para fazer a Declaração Anual do MEI em 2024:

  1. Em primeiro lugar, você deve acessar o Portal do Empreendedor e fazer o seu login utilizando o seu CPF e senha;
  2. Agora, no menu “Serviços”, procure pela opção “Declaração Anual de Faturamento” e selecione-a;
  3. Depois, basta preencher todas as informações que forem solicitadas;
  4. Por fim, confira se todas as informações estão corretas e confirme o envio do documento. Ao final do processo será gerado um comprovante de envio que você deve guardar, pois esta é a prova de que você cumpriu com a obrigação anual do MEI.

Quais são as consequências de não declarar o MEI 2024?

Quais são as consequências de não declarar o MEI 2024?
Quais são as consequências de não declarar o MEI 2024? Imagem: Reprodução

Caso não faça a declaração do MEI 2024 dentro do prazo, você estará sujeito a multas e juros.

Além disso, também ficará impedido de emitir o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que é o boleto mensal que você paga como MEI. Isso pode prejudicar o seu negócio e a sua regularidade fiscal.

A multa por atraso na entrega da declaração é de 2% ao mês sobre o valor total dos tributos declarados, limitada a 20%. O valor mínimo da multa é de R$ 50,00. Ademais, também ocorre a incidência de juros sobre o tempo de atraso.

Como regularizar a situação se você perder o prazo?

Se você perder o prazo da Declaração Anual do MEI 2024, não se desespere. Você ainda pode regularizar a sua situação, mas terá que pagar a multa e os juros correspondentes.

Primeiro, será necessário fazer a declaração do MEI 2024 normalmente pelo Portal do Empreendedor. Ao finalizar a declaração, será gerado um boleto com o valor da multa e dos juros. Assim, você deve pagar esse boleto até a data de vencimento para evitar mais encargos.

Depois de pagar o boleto, será possível emitir normalmente o DAS dos meses seguintes e manter o seu negócio em dia com as obrigações fiscais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?