Dados Relevantes na Elaboração do Currículo

Pontos relevantes que tornam o seu currículo um diferencial

A maneira como você  prepara o seu currículo é um diferencial para sua carreira profissional. No entanto, há detalhes que fogem aos seus dados básicos que podem fazer bastante diferença na análise do selecionador.

Por isso, trouxemos algumas dicas para que você aumente as suas chances de ser convidado para uma entrevista de emprego. Todavia, é importante que você adapte essas dicas de acordo com a sua realidade para que você possa direcionar assertivamente a sua carreira profissional. Sendo assim, vamos às dicas!

Dados básicos

Primeiramente, é importante que você insira seus dados básicos de forma sucinta, não colocando informações como número de documentos ou filiação, por exemplo. 

Descrição de sua carreira profissional e carreira acadêmica

Além disso, a descrição de sua carreira profissional e carreira acadêmica precisam ser inseridas em ordem cronológica inversa. Sendo assim, do último ou atual, até os anteriores.

Entretanto, um ponto de atenção importante para esses dados, não insira literalmente todas as suas experiências profissionais. Sendo assim, insira as últimas e mais relevantes experiências. Bem como, deve seguir essa lógica para seus estudos. Se possuir graduação, não precisa inserir dados referentes ao ensino médio, por exemplo.

Foto do currículo

Não há uma regra para foto de currículo. Geralmente, as empresas solicitam, quando a foto é relevante por políticas internas. No entanto, caso insira a foto, envie uma foto que passe uma imagem profissional, em um ambiente calmo e com foco em seu rosto. 

Resumo de currículo

O resumo do currículo pode ser bom positivo. No entanto, é importante que o resumo do currículo seja coerente. Dessa forma, deve se relacionar com a descrição de suas atividades inseridas anteriormente. Ou ainda, você pode iniciar o currículo com o resumo logo após os dados pessoais.

Experientes e não experientes podem se apresentar e relacionar resultados no resumo do currículo

Caso você não possua experiência profissional, o resumo de currículo pode ser uma apresentação interessante sobre suas habilidades.

Por outro lado, caso você seja uma pessoa experiente, a coerência deve existir entre a descrição de suas atividades e a apresentação de seu resumo. Pois, é importante que o recrutador consiga enxergar um alinhamento entre as informações.

 Além disso, tanto quem possui experiência profissional, como quem não possui, pode inserir projetos sociais, programas de intercâmbio ou participações relevantes em outras ações. Desde que faça sentido para destacar seus pontos positivos, habilidades e competências.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.