Encceja 2023: Curso gratuito para estudantes de todo Brasil

A Fundação Roberto Marinho promove a oferta de um curso gratuito para preparar jovens e adultos para as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Intitulado SEJA, o curso consiste em um preparatório online e gratuito. Ao todo, o curso contabiliza, até o momento, 3 mil alunos de todo o país já inscritos ou não para as provas.

De acordo com o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho (FRM), criadora do curso, João Alegria, o objetivo do curso é de ajudar os brasileiros excluídos da escola ou que têm dificuldade de acesso a uma experiência regular de educação.

Nesse sentido, o secretário-geral explicou à Agência Brasil: “Nosso objetivo é atender e ajudar esse público. O curso prepara gratuitamente as pessoas que estão nesta jornada, para que elas consigam se sair bem no exame e obtenham seu certificado”.

O Encceja é uma avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para jovens e adultos que que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino. Através do exame, essas pessoas podem obter a certificação de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Nesse sentido, João Alegria destaca que “O que importa é o estudante conseguir o nível de pontuação necessário para mostrar que domina um conteúdo relativo à educação básica”.

Encceja 2023 recebe inscrições até 2 de junho
Encceja 2023 recebeu inscrições até 2 de junho. Imagem: Ana Carla Sodré/Ascom/Inep

Sobre o SEJA

Organizado em salas na plataforma digital, o curso conta com conteúdo, aulas e acompanhamento de professoras e professores da Escola da Fundação Roberto Marinho. As atividades do SEJA são desenvolvidas através da plataforma Google Classroom.

De acordo com a Fundação, todas as salas virtuais estão abertas a estudantes que não concluíram os seus estudos e desejam a certificação de conclusão do Ensino Fundamental (Anos Finais) e/ou do Ensino Médio.

Como o objetivo é alcançar o maior número de estudantes possível, o público-geral tem acesso direto às aulas, sem nenhuma barreira de entrada. Desse modo, não é necessário cadastro, comprovação ou aprovação prévios. “É uma proposta de coisa absolutamente acessível, democrática, gratuita”, destaca João Alegria.

Portanto, para acompanhar as aulas, basta acessar o site e conferir o passo a passo e entrar no Google Sala de Aula – Google Classroom, plataforma onde as aulas já estão disponíveis. Cada turma tem um código único, que identifica o nível de ensino – ensino fundamental-anos finais ou ensino médio.

Encceja 2023

O Inep já recebeu as inscrições para o Encceja 2023. Puderam se inscrever para o ensino fundamental os candidatos com, no mínimo, 15 anos completos na data da prova. Para o ensino médio, puderam se inscrever os estudantes com, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do exame.

A aplicação das provas está marcada para o dia 27 de agosto de 2023 e acontecerá em dois turnos, no período das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30 (horário oficial de Brasília). Conforme indicado no edital, ao todo, os candidatos responderão a 120 questões objetivas e uma prova de redação em Língua Portuguesa.

No período da manhã, a abertura dos portões de acesso aos locais de prova será às 8h, com fechamento às 8h45. Já no período da tarde, a abertura dos portões será às 14h30, com fechamento às 15h15. O edital do Encceja indica ainda que, no período da manhã, a aplicação terá duração de 4 horas, enquanto no período da tarde a duração será de 5 horas.

De acordo com o cronograma do Inep, a publicação do resultado do Encceja 2023 está prevista para o dia 22 de dezembro de 2023.

O que é o Encceja e por que ele é importante para quem deseja ingressar em uma graduação?

Muitas pessoas enfrentam dificuldades em seus estudos e não conseguem concluir o ensino médio ou fundamental no tempo regular. Se este é o seu caso, saiba que existe uma solução: o Encceja. Neste artigo, você vai descobrir o que é Encceja, como se preparar para a prova e as vantagens de obter o diploma através deste exame. O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, uma prova criada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) que tem como objetivo oferecer o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio aos candidatos aprovados. A prova é destinada aos jovens e adultos que não conseguiram concluir seus estudos no tempo regular, possibilitando assim o ingresso em cursos superiores.

Quais são os requisitos para se inscrever no Encceja?

Para se inscrever no Encceja, você precisa atender aos seguintes requisitos: – Ter idade mínima de 15 anos completos na data da realização do exame, para o Encceja Ensino Fundamental; – Ter idade mínima de 18 anos completos na data da realização do exame, para o Encceja Ensino Médio; – Possuir CPF e documento de identidade com foto. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, no site oficial do Encceja. Na hora da inscrição, você deve escolher a cidade em que deseja realizar a prova e informar os dados pessoais exigidos, como CPF, identidade e endereço.

Como é a prova do Encceja?

A prova do Encceja é composta por quatro testes, cada um abordando uma das grandes áreas do conhecimento, e uma redação. Para o ensino fundamental, as provas são de: – Ciências Naturais; – Matemática; – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; – História e Geografia. Para o ensino médio, as provas são de: – Ciências da Natureza e suas Tecnologias; – Matemática e suas Tecnologias; – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Para ser aprovado no Encceja, é necessário obter a nota mínima de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 5 na redação.

Como conseguir o diploma após a aprovação no Encceja?

Após ser aprovado no Encceja, você deve procurar a Secretaria de Educação da sua cidade ou uma das instituições conveniadas ao Inep com o seu número de inscrição, um documento com foto e solicitar a emissão do certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental. Com o diploma em mãos, você estará apto a ingressar nas universidades e participar de programas de bolsas de estudo.

Dicas para se preparar para o Encceja

Para se sair bem no Encceja, siga essas dicas: 1. Estude as matérias dos testes com antecedência e faça um cronograma de estudos; 2. Resolva provas anteriores para familiarizar-se com o formato e os conteúdos cobrados; 3. Organize um grupo de estudos com outras pessoas que também estão se preparando para o Encceja; 4. Procure materiais e cursos online gratuitos que ajudam na preparação para o exame; 5. Mantenha-se atualizado sobre os temas mais frequentes na prova e na redação; 6. Estabeleça metas e objetivos claros a serem alcançados com o diploma do Encceja. Com dedicação e empenho, você conseguirá obter o tão sonhado certificado e estará pronto para enfrentar novos desafios no ensino superior e no mercado de trabalho. Boa sorte e sucesso na sua jornada!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.