Currículo: pequenas estratégias direcionam a avaliação do profissional de recrutamento e seleção

Pequenas estratégias direcionam a avaliação do seu currículo. Confira pontos relevantes para o setor de recrutamento e seleção!

A construção do currículo é um fator relevante na carreira de muitos profissionais, visto que é uma maneira de demonstrar o seu potencial, de forma que você atraia o convite para uma entrevista de emprego que seja relacionada aos seus objetivos de carreira.

Currículo: pequenas estratégias direcionam a avaliação do profissional de recrutamento e seleção

Por isso, alguns pontos são importantes dentro dessa construção, de maneira que o candidato não fique aquém de suas competências e habilidades e consiga fazer uso de pequenas estratégias que direcionam a avaliação do profissional de recrutamento e seleção.

O profissional que irá selecionar o seu currículo faz isso em poucos minutos, muitas vezes, em alguns segundos. Por isso, quanto mais sucinto e direcionado for o seu currículo, melhores serão os seus resultados profissionais.

A organização das informações

 Sendo assim, é importante que você se atente à construção da imagem do documento. A organização das informações, a fonte utilizada e as palavras que são pertinentes a sua área de atuação, todos esses fatores relevantes.

 Sugerimos que você não saia dos padrões em caráter de visualização do documento. Pois, uma maneira muito diferente de escrever no currículo ou letras muito grandes podem tornar o seu material descartado, sem ser lido. Por isso, fontes simples são indicadas, como Arial 12, por exemplo.

 Além disso, as informações no currículo devem ser claras e objetivas. Por isso, quanto mais sucinto o seu currículo for, melhor. Porém, é muito importante que você não resuma o seu currículo de maneira que faltem informações relevantes.

Destaque as informações pessoais

Sendo assim, destaque suas informações pessoais. Certifique-se de que tais informações estejam atualizadas. Por conseguinte, o seu objetivo deve constar de maneira direta, colocando o seu cargo e área de atuação. Por exemplo: analista de marketing digital; gerente de equipe de vendas; assistente de recursos humanos  etc.

Ordem cronológica inversa

Na descrição de sua carreira acadêmica e de sua trajetória profissional é importante que você informe os dados de maneira cronológica inversa. Ou seja, priorize as informações mais atuais.

 Além disso, é fundamental que você faça uso de palavras que sejam inerentes à sua área de atuação na descrição de suas atividades; já que esses são pontos que chamam a atenção para que você seja convidado para uma entrevista de emprego.

Foto e resumo

Além disso, caso você opte por inserir um resumo e uma foto no seu currículo, tenha atenção ao fato de que o resumo deve estar relacionado às atividades profissionais; bem como, a sua foto deve estar sóbria e deve transmitir uma imagem positiva.

Sendo assim, evite fotos em lugares festivos e muito pessoais. Dessa forma, você estará direcionando o seu currículo dentro do mercado para que você possa explorar os dados futuramente dentro de um processo seletivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.