Direcione seu currículo assertivamente
O currículo profissional deve refletir de forma sucinta o aprendizado e a carreira do profissional. Sendo assim, o currículo é uma espécie de vitrine para que o recrutador se interesse em direcioná-lo para uma entrevista de emprego.
Sendo assim, é importante que o candidato analise o próprio currículo no sentido de verificar o perfil para o qual está direcionando suas experiências, já que esse direcionamento ocorre muitas vezes de forma intangível.
E quem não possui experiência profissional?
Para que seja chamado para uma entrevista de emprego sendo um jovem em início de carreira é importante focar na elaboração do currículo, já que esse pode ser um dilema para quem não possui experiência profissional.
No entanto, é possível elaborar um currículo de forma simplificada, ressaltando suas competências e habilidades. Bem como, deve informar seus planejamentos futuros.
Insira seus projetos, planos e interesses
Por isso, o currículo de uma pessoa sem experiência pode conter trabalhos voluntários, estágios e outros projetos. Já que são demonstrações de interesse e responsabilidade.
Para criar um currículo atrativo é importante que ele seja simplificado em sua formatação, isento de erros de português e direcionado.
Cuidado com excesso de dados e respeite a ordem cronológica de suas experiências
Sendo assim, é importante que se atente a alguns pontos principais, como os objetivos, a formação, a experiência, outras atividades, e principalmente, os seus dados pessoais devem ser inseridos no início do currículo de forma assertiva e direcionada, sem que haja excessos, como números de documentos, por exemplo.
Sendo assim, se atentando a esses pontos, o candidato aumenta suas chances de sucesso em uma entrevista de emprego.
Objetivo e experiência
É importante ressaltar que o objetivo profissional se resume ao alinhamento entre a sua experiência e a vaga em aberto.
A sua formação e experiência precisam ser colocadas das últimas ou atuais, para as mais antigas.
Projetos
As outras atividades podem ser interessantes dentro da construção do currículo, podem ser inseridos projetos voluntários e programas de intercâmbio, por exemplo.
Habilidades e conhecimentos
No campo referente às suas habilidades, você pode destacar conhecimentos específicos que podem ser pertinentes para a empresa.
Sendo assim, seu currículo não fica com excessos de informações, nem fica resumido de uma forma que prejudique a sua trajetória profissional. Pois, é importante se equilibrar quanto à maneira como informa seus dados, ao passo que deve direcionar os detalhes para a entrevista. Veja nosso artigo sobre entrevista de emprego e se prepare para a próxima etapa da sua trajetória profissional.