Currículo: dicas para uma construção objetiva e direcionada

Confira algumas dicas para uma construção objetiva e direcionada do seu currículo profissional. Veja mais detalhes!

A construção assertiva do seu currículo pode ser um diferencial competitivo no mercado de trabalho atual. Por isso, o currículo é um fator fundamental para que o candidato receba o convite para uma entrevista de emprego que seja relacionada ao seu objetivo profissional em longo prazo.

Currículo: dicas para uma construção objetiva e direcionada

O destaque do seu currículo ocorre pela objetividade e assertividade quando de sua elaboração. Sendo assim, é fundamental que – na condição de candidato – evite excessos e informações desnecessárias.

Evite informações excessivas nos seus dados pessoais

Sendo assim, no campo referente a sua informação pessoal, não insira números referentes a documentos pessoais ou muitos contatos telefônicos. Além disso, é importante que não coloque também dados de filiação.

Demonstre clareza no seu objetivo 

O seu objetivo no currículo deve ser claro e direto. Por isso, coloque informações sobre  o seu cargo, considerando o seu nível hierárquico dentro da sua área de atuação. Por exemplo: auxiliar contábil; analista de faturamento; assistente de recursos humanos; gerentes de equipe de vendas etc.

Experiência profissional

A sua trajetória profissional é um ponto muito relevante na análise do seu currículo. Por isso, é importante que você faça apontamentos sobre seus empregos anteriores, considerando que o seu currículo é um documento que será explorado pessoalmente durante uma entrevista de emprego.

Sendo assim, informe o nome das empresas pelas quais você passou e o seu período de atuação em cada uma delas. Além disso, é pertinente que você coloque resumidamente suas principais atribuições.

Escolaridade

A sua carreira acadêmica deve ser descrita de maneira direta. Sendo assim, tenha clareza sobre quais cursos você pode comprovar formação por meio de certificados.

Cursos em andamento

Ademais, informe dados relevantes sobre cursos em andamento. Por exemplo, é importante que a empresa saiba a previsão de término do seu curso e a modalidade do ensino, ou seja, se você estuda de maneira online ou presencial.

A ordem cronológica inversa dos fatos

Além disso, outro ponto relevante para a construção assertiva e direcionada de um currículo é a ordem cronológica inversa dos fatos. Sendo assim, priorize sempre as informações mais atuais. 

Atualize o seu perfil no Linkedin

Não menos importante, atualize o seu perfil no Linkedin. Haja vista que esta plataforma é uma referência na área de recrutamento e seleção no mercado atual. Certamente, esses pontos são adaptáveis, porém, são de grande valia para o seu direcionamento profissional, considerando seus objetivos atuais e seus projetos futuros. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.