Currículo: dicas para destacar os pontos importantes de sua trajetória profissional

Confira algumas dicas para destacar os pontos importantes de sua trajetória profissional no seu currículo. Saiba mais!

A construção elaborada do seu currículo deve considerar diversos fatores sobre a avaliação do profissional recrutador. Isso porque o profissional analisa o currículo em minutos, em alguns casos, até mesmo em segundos.

Currículo: dicas para destacar os pontos importantes de sua trajetória profissional

Sendo assim, alguns pontos devem chamar a atenção do selecionador para que você receba um convite para uma entrevista de emprego.

É importante que o seu currículo tenha uma visualização direcionada e as informações estejam organizadas. Além disso, é relevante que você não utilize fontes diferenciadas e letras de tamanho muito fora do padrão, bem como, deve realizar uma revisão ortográfica.

Preze por informações atualizadas e de fácil visualização

 Quanto à maneira de inserir os dados, não há exatamente um padrão de currículo. Porém, há algumas maneiras pelas quais você pode montar um modelo de currículo que seja de fácil visualização.

Sendo assim, destaque os seus dados pessoais, certificando-se sempre de que estejam atualizados; bem como tenha cuidado com o endereço de e-mail para que não contenha palavras diminutivas.

Objetivo direto e sucinto

 Além disso, é pertinente que você coloque o objetivo no seu currículo, lembrando de que o objetivo deve ser sucinto e direto. Por exemplo: analista de faturamento; assistente de marketing digital; auxiliar de recursos humanos; gerente de equipe comercial etc.

Ordem cronológica inversa 

Por conseguinte, você deve inserir os seus dados referentes a sua trajetória acadêmica e profissional. Entretanto, cabe ressaltar que a melhor forma de você inserir tais dados é respeitando a ordem cronológica inversa dos fatos. Isso porque é uma maneira mais fácil de visualização, bem como se refere às suas experiências mais recentes.

Resumo e as suas atividades exercidas 

Além disso, caso você deseje inserir um resumo em seu currículo, é fundamental que relacione os pontos citados referentes a sua competência dentro do resumo, com a descrição de suas atividades. Já que essa relação será um ponto analisado pelo profissional de recrutamento e seleção. Entretanto, você pode realizar algum tipo de relação de forma indireta.

A foto é a sua imagem profissional

 Por fim, não menos importante, caso você deseja inserir uma foto no documento. Lembre-se de que essa foto deve transmitir uma imagem séria e profissional. Por isso, evite ambientes festivos ou ambientes de viagens, por exemplo. 

Certamente este direcionamento será valioso para que você alcance os seus objetivos profissionais, considerando que o currículo é uma vitrine profissional importante para que você alcance vagas que sejam correlatas aos seus reais interesses de carreira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.