Currículo: dicas para a elaboração objetiva do seu documento profissional

O currículo do candidato é um documento profissional que deve ser construído de modo assertivo. Confira dicas adaptáveis!

O currículo do candidato é um documento profissional que deve ser construído de modo assertivo para que o candidato possa alcançar seus objetivos no mercado de trabalho atual.

Currículo: dicas para a elaboração objetiva do seu documento profissional

O destaque do currículo ocorre pela maneira como ele é construído. Por isso, é muito importante que o candidato tenha atenção a alguns pontos referentes ao seu currículo, tais como a assertividade, organização e ortografia.

Dados pessoais

Sendo assim, o destaque referente às suas informações pessoais deve ocorrer de maneira orgânica e sem excessos. Não insira muitos números de telefone para contato, não coloque informações sobre documentos pessoais, como RG e CPF e tenha atenção para que o seu endereço de e-mail não contenha palavras pejorativas.

O seu objetivo deve ser claro e direto

O seu objetivo deve ser claro e direto. Você pode se referir ao seu cargo e nível hierárquico dentro da sua área de atuação. Por exemplo: auxiliar de estoque; assistente de marketing digital; analista de relacionamento com o cliente; gerente de equipe de vendas etc.

Considere a ordem cronológica inversa dos fatos

É importante que você construa o seu currículo considerando a ordem cronológica inversa dos fatos. Ou seja, as suas descrições devem ser feitas da mais recente para a mais antiga. Sendo assim, você deve utilizar essa lógica para descrever suas informações profissionais e acadêmicas.

Experiência profissional

Coloque o nome das empresas pelas quais você passou e o seu período de atuação. Lembre-se de que você deve descrever suas principais atividades exercidas em cada empresa, porém, essa descrição deve ser feita de forma sucinta.

Cursos concluídos e cursos em andamento

A sua escolaridade deve ser clara quanto a sua formação e quanto aos cursos dos quais você possa comprovar através de certificados. Além disso, caso estude, você precisa informar para a empresa qual é a previsão de término do seu curso e a maneira como o seu ensino ocorre, se EAD ou presencial.

Mantenha o seu perfil no Linkedin atualizado

É aconselhável para o candidato que atualize o seu perfil no Linkedin. Visto que a ferramenta é amplamente utilizada para o recrutamento e seleção de diversas empresas na era digital. Sendo assim, essa é uma maneira de direcionamento de carreira profissional que merece atenção por parte do candidato. 

Faça adaptações relevantes e direcione sua trajetória profissional

Certamente essas dicas são adaptáveis, mas são parâmetros relevantes para que o candidato consiga alcançar o sucesso profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.