Muitos fatores implicam na construção do currículo como um documento assertivo. Por isso, é muito importante que o candidato tenha clareza sobre qual é o seu objetivo profissional no momento da elaboração do documento.
Currículo: demonstre suas capacidades para alcançar novas oportunidades
O currículo é um documento e deve ser visto dessa forma, pois ele funciona como uma vitrine profissional, já que é uma maneira de demonstrar, ainda que minimamente, as suas capacidades para novas oportunidades.
Considere pontos importantes de sua trajetória profissional
Sendo assim, a elaboração do documento deve ser feita considerando os pontos importantes de sua trajetória profissional. Além disso, o candidato também deve se atentar à imagem do documento. Já que as informações devem estar organizadas, sem que haja um destaque excessivo que cause poluição visual; bem como é necessário se atentar a oferta de informações durante a construção do seu currículo, para que sejam coerentes e não excessivas.
Destaque as informações de forma direcionada
Por isso, você deve destacar seus dados pessoais de forma direcionada, certificando-se de que estejam atualizados, bem como tenha cuidado para que você não insira um endereço de e-mail que possa prejudicar a sua imagem profissional, através de palavras pejorativas ou diminutivas.
Currículo objetivo e sucinto
No que diz respeito ao seu objetivo, é importante que ele seja sucinto e direto. Por conseguinte, a construção da informação referente a sua trajetória profissional e acadêmica deve ser feita de forma direcionada, já que são informações que serão analisadas para que você receba o convite para uma entrevista de emprego.
Informações atualizadas
Por isso, insira sempre as informações mais atualizadas primeiro e faça uso de termos referentes ao seu trabalho; pois são palavras-chaves que chamam a atenção do selecionador. Lembre-se de que seu currículo será analisado em pouquíssimo tempo, ao menos em um primeiro momento.
Faça apontamentos que serão explorados na entrevista
Além disso, é importante que você faça uma revisão referente a gramática do documento e não relate uma história inteira na descrição das atividades; faça pequenos apontamentos. Lembre-se de que o seu currículo é um documento que será melhor explorado em uma entrevista.
A assertividade é o melhor detalhe!
Quando você cria um currículo muito detalhado, as informações se perdem e o seu material pode ser descartado. Por isso, a assertividade é o melhor caminho para que você elabore um documento sucinto e relevante dentro da sua trajetória, considerando as formas de atuação e o que você objetiva.