Currículo: construa o seu documento profissional de forma assertiva

Construa o seu documento profissional de forma assertiva e direcionada. Confira dicas para a elaboração do seu currículo!

O currículo é um documento profissional e deve ser construído de maneira assertiva para que o candidato consiga alcançar uma vaga de emprego que seja de seu real interesse.

Currículo: construa o seu documento profissional de forma assertiva

Por isso, é importante que o candidato tenha atenção plena aos diversos fatores referentes à construção do seu currículo para que alcance resultados relevantes dentro da sua área profissional. Sendo assim, o destaque do currículo deve ocorrer por meio de sua objetividade e não por informações excessivas ou desconexas.

O destaque de suas informações pessoais

É importante que o candidato destaque suas informações pessoais, considerando que devem estar sempre atualizadas. Além disso, deve evitar número de documentação e não informar um endereço de e-mail com palavras diminutivas ou ofensivas.

Objetivo

Além disso, o objetivo do currículo requer um direcionamento sucinto. Por isso, é pertinente que você insira o seu cargo pretendido dentro da sua área de atuação. Por exemplo: auxiliar de logística; analista de faturamento; assistente de contas a pagar; gerente de equipe de loja etc.

Descrição da sua experiência profissional 

A descrição da sua experiência profissional deve considerar os seus pontos fortes de modo sucinto, ou seja, faça apontamentos sobre  fatos relevantes  na sua trajetória profissional. Visto que serão explorados durante uma entrevista de emprego.

Por isso, é importante que você evite contextualizar narrativas muito longas; já que o currículo deve ser apresentado durante a entrevista. Sendo assim, respeite a ordem cronológica inversa dos fatos, priorizando os dados mais atuais.

Trajetória escolar

A mesma lógica você deve seguir para a sua escolaridade, informando sempre quais cursos você possui, quais estão em andamento e a data de previsão de término, se for o caso. Além disso, cursos extracurriculares também são pertinentes na descrição do currículo.

Resumo do currículo e suas competências 

Caso você queira resumir o seu currículo, faça algum tipo de relação entre as suas competências e habilidades descritas no seu resumo e os pontos inseridos na sua trajetória profissional. Visto que essa relação é um ponto importante para a avaliação do profissional de recrutamento e seleção.

Evite inserir um foto muito pessoal

Além disso, caso você insira uma foto no seu currículo, lembre-se de que a imagem profissional é composta por todo o conjunto de fatores descritos no documento, juntamente com a sua foto e com a visualização do currículo. Por isso, evite inserir uma foto  muito pessoal em ambientes de viagem ou festas, por exemplo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.