Cultura organizacional na sua empresa

Você sabe qual a importância de desenvolver a cultura organizacional na sua empresa? Vamos mostrar aqui como é importante se dedicar isso, e como desenvolver ela no seu negócio.

Talvez você não tenha ideia da importância da cultura organizacional ou até saiba mas não sabe como aplicá-la.

Além de ser essencial, ela ajuda a empresa a trilhar para o sucesso, desenvolvendo diretrizes importantes.

A cultura organizacional reúne hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, e as políticas internas e externas da empresa.

O empreendedor que procura criar um ambiente mais saudável e o bem-estar de seus colaboradores, precisa seguir alguns passos importantes.

Vemos muitas empresas desorganizadas culturalmente,  e isso acaba causando:

  • Pedidos de demissão com mais frequência;
  • Falta de benefícios equivalentes a vaga oferecida;
  • A empresa perde a cultura original;
  • Diferença de cultura entre uma unidade ou outra do negócio, por falta de um modelo de negócio.

Por isso, para ajudar no fortalecimento da sua empresa, vamos citar aqui alguns fatores que farão diferença no seu dia-a-dia.

Influência da cultura organizacional

Pode parecer complicado, mas manter os propósitos da empresa e os valores da organização é essencial para uma boa comunicação entre os envolvidos.

Afinal, a cultura organizacional é a personalidade da empresa.

O dia-a-dia de uma empresa é basicamente resumido em preocupações com as vendas, entregas, finanças entre outros assuntos técnicos e administrativos.

Porém, olhar para a cultura da empresa garante além de sucesso, uma consistência no crescimento, mas ao mesmo tempo garante os valores também.

Até mesmo porque, cultura passa pela formação de regras e valores individuais e coletivos.

Ela determina a forma como um determinado grupo vai agir.

Em uma empresa a cultura organizacional desenvolve as diretrizes para que ela obtenha sucesso.

Gerando assim, uma satisfação entre os clientes, e sucessivamente, obtendo mais lucro.

Sem contar, na convivência entre colaboradores, que se torna bem mais agradável, permitindo novas ideias e inovações.

Tipos de culturas organizacionais

  • Cultura do poder: geralmente são empresas que focam a liderança em uma só pessoa. Pode acontecer em um modelo de cultura assim, uma certa competição entre funcionários, pois ela visa muito o resultado.
  • Cultura do papel: nessa cultura os funcionários realizam tarefas específicas, dependendo de suas funções e qualificações.

Essa cultura mostra que o trabalho em equipe pode ser produtivo e criativo.

  • Cultura de tarefas: as equipes são formadas para atingir metas.

Elas são formadas por profissionais com interesses e qualificações em comum e são capacitados para resolver qualquer situação.

  • Cultura de pessoas: focada em pessoas envolvidas na empresa. Ela promove o interesse do colaborador dentro da empresa.

Geralmente nessas empresas, que seguem essa cultura, as pessoas fazem o que são boas e são ouvidas por seus conhecimentos.

Benefícios

Quando falamos de cultura organizacional, não importa o tamanho da sua empresa, mas sim os benefícios que ela pode oferecer.

Alguns dos benefícios são:

  • Maior engajamento dos colaboradores.
  • Melhorias no processo de contratação.
  • Melhoras na reputação da marca.
  • Produtividade.
  • Ajuda nas tomadas de decisões.
  • Gera mais receita

A cultura organizacional ajuda a reforçar a maneira como uma empresa age com seus valores e normas.

Afinal, construindo uma cultura forte, cria-se um ambiente de trabalho mais agradável e engajador para todos que estão envolvidos.

Lembre-se sempre que, de nada importa ter no site a missão, visão e valores da empresa com frases bonitas, se na prática ela não existe.

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