Saiba como cuidar da palmeira ráfia

Confira as nossas dicas para ter uma belíssima planta em casa

Já ouviu falar da palmeira ráfia? Ela é uma belíssima planta, ótima da decoração da casa devido à sua elegância. Então, neste artigo, você vai conhecer e aprender a cuidar da palmeira ráfia, bem como tirar algumas dúvidas sobre esses cuidados que devem ser tomados no dia a dia, além de como recuperar as pontas de folhas queimadas ou folhas secas. Portanto, logo abaixo, confira todas as nossas dicas incríveis! 

Conhecendo a palmeira ráfia

Afinal, como cuidar da palmeira ráfia? De origem asiática, a palmeira ráfia foi transportada para os palácios japoneses entre 1.600 a 1.800. Dessa forma, acabou popularizando-se quando a planta chegou na Europa e, em seguida, nas Américas. 

Caracterizada por seu visual esbelto e elegante, a Ráfia é um planta com baixo crescimento, o qual é estimulado na sombra ou, até mesmo, em ambientes fechados a meia-luz. Aliás, ela tende a alcançar até 1 metro de altura, bem como possui um formato fino, além de suas folhas possuírem um formato de leque.

Por conta disso, a planta não ocupa muito espaço no ambiente e é conhecida por ser usada na decoração de jardins e diversos ambientes internos, tais como apartamentos e shoppings. Além disso, esta é uma planta que se adapta bem a mudanças de ambientes, inclusive resiste muito bem ao efeito do ar-condicionado.

Agora que você já conhece a palmeira ráfia, saiba como cuidar dessa nela planta no seu dia a dia, como também os cuidados necessários com as eventuais folhas secas ou pontas queimadas. Confira:

Luz ideal

A palmeira ráfia é uma planta de meia sombra, logo, o ideal é cultivá-la em ambientes internos com pouca ou nenhuma luz. Dessa forma, a planta pode se desenvolver muito bem. Entretanto, caso a planta esteja em um ambiente interno que receba luz do exterior e tenha janelas de vidro transparentes, ela pode ser exposta ao sol por intermédio dessa janela.

A exposição à luz deve ser moderada, porque a planta é muito sensível à luz, e isso pode afetar a saúde de suas folhas. Então, expor uma palmeira ráfia ao sol sem intermédio de outra superfície, tal como a janela de vidro, pode fazer com que suas folhas fiquem queimadas e fiquem amarelas. 

Temperatura ideal

A relação entre a temperatura e a luz ideal pode fugir das regras quando uma palmeira ráfia passa a ser cultivada em ambientes atípicos. Um bom exemplo é o de um local de baixa temperatura, no qual a planta precisa ser exposta ao sol por, ao menos, 4 horas por dia. Fora disso, a temperatura ideal para o cultivo da ráfia segue as indicações abaixo.

A temperatura ideal gira em torno de 16ºC a 28ºC. Entretanto, estas plantas possuem alta adaptabilidade. Então, você pode cultivá-las em temperaturas médias, tropicais ou, até mesmo, em temperaturas muito baixas – obviamente, tendo uma tolerância: 8ºC.

Nos dias secos e quentes, o ideal é pulverizar as folhas da ráfia, para evitar uma mudança de cores – plantas com tons amarronzados.

Como regar a palmeira ráfia?

Como regar a palmeira ráfia - Reprodução Canva
Como regar a palmeira ráfia – Reprodução Canva

Para regar esta planta, você vai precisar ter atenção e observação em como estão suas folhas. Portanto, é necessário verificar seu estado em relação à água que ela absorve: pouca ou muita água? A partir disso, você vai dosar a quantidade de água que deve ser despejada sobre as folhas da planta. Dessa forma, lembre-se sempre que a ráfia se desenvolve em solos úmidos e prefere pouca água para crescer.

Caso a observação não funcione para averiguar quanta água tem em sua planta, você pode colocar o seu dedo na terra, aprofundando-o por 1,5 a 2 cm para sentir a quantidade de água no solo.

No inverno, você pode aprofundar o seu dedo até 5 cm de terra para verificar a umidade do solo. Com isso, você também pode medir a quantidade de água que deve ser despejada sobre as folhas da planta, para deixar a planta hidratada com pouca água. Ou seja, apenas umedeça o vegetal.

Como cuidar das pontas queimadas?

As pontas podem ficar queimadas devido à temperatura (excesso de calor ou frio) ou regas e adubação (falta ou excesso). Para que isso aconteça, evite expor a planta ao sol e esteja sempre atento aos sinais que a palmeira ráfia te dá, tais como o nível de umidade na terra do vaso. Por fim, não coloque a planta ráfia em ambientes com temperaturas extremas.

Esperamos que nossas dicas de como cuidar da palmeira ráfia te ajude nesse processo. Afinal, essa belíssima planta precisa dos cuidados ideais para que continue linda e saudável, para que mantenha seu ambiente sempre elegante. Então siga os nossos passos que não vai ter como errar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.