Cuidado na Blitz! 4 infrações que mais causam multas

Cuidado na Blitz! 4 infrações que mais causam multas

Confira quais são e não as cometa para que seu veículo não seja apreendido

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é imprescindível estar de acordo com a legislação, para que não seja imposto a você uma sanção ou até mesmo a suspensão do direito de dirigir.

Neste artigo, será possível visualizar quais são as 4 infrações que mais causam multas, as modalidades de infração e quais são as penalidades possíveis.

Quais são as modalidades de infração de acordo com o CTB

As infrações são variáveis, tanto na sua pontuação como também na aplicação da penalidade e em caso de multa no valor a pagar.

Existem infrações leves, as quais computam a perda de 3 pontos na CNH e o valor a ser pago para a multa de infração leve é de 88,38 reais. Algumas situações que exemplificam são: parar o veículo na calçada, conduzir o veículo sem os documentos obrigatórios e até mesmo estacionar veículo no acostamento.

Logo em seguida, resultando em 4 pontos perdidos na CNH e pagamento de multa de 130,16 reais, há as infrações médias. Assim, elas podem acontecer mediante essas ações: transitar com o veículo em excesso de peso, fazer a ultrapassagem pela direita, estar em limite superior de velocidade permitida na via a 20% e outras situações.

Já as infrações graves acontecem em caso de ações como: não usar cinto de segurança, não prestar socorro a alguma vítima em acidente de trânsito e também conduzir veículo sem os devidos equipamentos obrigatórios, entre outros.

Além da perda de 5 pontos na carteira para as infrações graves, o condutor deve pagar o valor de 195,23 reais como multa.

Por último, as infrações gravíssimas são as únicas que podem ter o seu valor referente à multa multiplicado a depender do fator. Podendo ser 2 vezes, 3 vezes, 5 vezes ou até 10 vezes mais. Inicialmente, além da perda de 7 pontos, o valor referente a ela é de 293,47 reais.

Sobre as penalidades das infrações

Muito se fala sobre multas e também sobre a suspensão do direito de dirigir que são as penalidades mais comuns aplicadas. Porém, existem outras.

Dentre elas, existe a advertência por escrito aplicável a quem cometer uma infração leve ou média, fazendo com que o condutor não seja penalizado nem com multa, nem com a pontuação na carteira.

Além disso a cassação do direito de dirigir também é uma das penalidades aplicáveis. Dessa forma, faz com que o condutor perca o seu direito de dirigir e aguarde o tempo necessário para que possa passar novamente pelo processo de obtenção da CNH.

E por fim, o condutor pode passar pelo curso de reciclagem que se trata da penalidade educativa. Assim, deverá passar por 30 horas de aula e após o término do prazo, realizar uma prova escrita e obter a aprovação.

Veja quais são as 4 infrações mais passíveis de multas

Existem 4 infrações que são muito comuns e que mais causam multas. Caso você esteja passando por uma blitz, o ideal é evitar essas ações, primordialmente por questão de segurança no trânsito.

E quais são elas? O excesso de velocidade, a não utilização do cinto de segurança, avançar o sinal vermelho e também estacionar no passeio são as 4 infrações que mais causam multas atualmente.

Além disso, caso seu documento do veículo esteja irregular ou você seja pego dirigindo sem a sua devida CNH, existe a possibilidade do carro ficar retido na blitz. Além disso, isso não isenta o condutor sofrer com a aplicação das multas.

Ficou com carro retido na blitz? Veja o que fazer

Se você passou por uma blitz e o veículo estava irregular por alguma razão, existe a possibilidade dele ficar retido. Ademais, a depender da situação, o condutor pode solicitar que outra pessoa busque seu veículo.

No entanto, isso não se aplica a todas as situações. Então, sim, existe a possibilidade da apreensão do seu veículo em uma blitz. No entanto, caso isso aconteça você deverá dirigir-se ao local em que ele será mantido ao longo do tempo para efetuar a retirada.

Um fato a observar, é para retirar o veículo dos pátios de apreensão, só acontecerá mediante a regularização de dívidas pendentes. Por exemplo, multas e IPVA ou taxa de licenciamento atrasados.

Com todas as informações que foram ditas acima, é possível saber com clareza quais são as infrações que mais causam multas. Além disso, também conferiu informações pertinentes para esclarecer situações sobre a legislação de trânsito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?