Segunda Guerra Mundial: o que foi a Operação Barbarossa?

Confira!

Operação Barbarossa: aquilo que pode ser cobrado na sua prova

O termo “Operação Barbarossa” é usado para denominar uma tentativa de invasão da União Soviética organizada pela Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

O tema pode ser abordado por questões de história, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a Operação Barbarossa. Vamos conferir!

O que foi a Operação Barbarossa?

Como mencionado, a Operação Barbarossa foi uma ação militar organizada pela Alemanha contra União Soviética em junho de 1941. A tentativa de invasão contou com a participação de 3,6 milhões de soldados, além de 3.600 tanques e 2.700 aviões.

O objetivo da invasão era destruir o bolchevismo e ter acesso aos recursos dos soviéticos.

Quando aconteceu a Operação Barbarossa?

Adolf Hitler já havia se manifestado contra o bolchevismo antes mesmo do início da Segunda Guerra Mundial. No entanto, em 1939, um tratado foi assinado entre Alemanha e URSS: o Pacto Germano-Soviético, que estabelecia a paz entre as duas nações por dez anos. O acordo também estabelecia ainda acordos comerciais entre os dois países e a divisão de determinados territórios, como a Polônia e os Países Bálticos.

Contudo, dias após a assinatura do Pacto Germano-Soviético, a Alemanha invadiu a Polônia e a Segunda Guerra Mundial começou.

Principais objetivos da Operação Barbarossa

Hitler tinha estabelecido a ideia do espaço vital, lebensraum em alemão. Através dessa ideia, os alemães acreditavam que um reino deveria ser estabelecido para ser habitado exclusivamente pelo povo ariano. Contudo, o território já era ocupado pelos eslavos e, com isso,, os nazistas organizaram a Operação Barbarrosa para conquistar o espaço vital.

A invasão ainda buscava retirar Stalin do poder e destruir o bolchevismo soviético, já que os nazistas combatiam grupos comunistas e anarquistas.

O ataque pegou a União Soviética despreparada. A culpa foi atribuída a Stalin, que recebeu avisos informando sobre o ataque, mas os desconsiderou. Porém, mesmo causando grandes perdas nos exércitos soviéticos, a Operação foi um fracasso e os territórios que queriam ser anexados para criar o espaço vital continuaram sob domínio soviético.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.