Cuidado motorista! Veja se você está na lista de quem pode perder a habilitação

Confira se seu nome está na lista e entre com recurso para não perder a sua CNH

ais fácQuer saber se você está na lista de quem pode perder a habilitação? Fica atento e tenha muito cuidado, motorista. Pois, dependendo da quantidade de infrações que você cometer nas ruas, isso pode acontecer. Desse modo, veja agora todas as informações desse caso polêmico.

Saiba mais sobre quem pode perder a habilitação

Para todos os motoristas que cometeram infrações de trânsito extremamente graves num período de 12 meses, saiba que você pode perder a habilitação a qualquer momento.

A decisão abrange todo o território do distrito federal, segundo as novas leis aplicadas ao Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, desde o ano de 2021. Diante da situação, o departamento de trânsito do Distrito Federal liberou uma lista de motoristas que perderão habilitação e, por isso, ficarão impossibilitados de dirigir.

Sendo assim, confira logo abaixo mais informações sobre o assunto, como você pode encontrar os nomes dos motoristas que puderam perder a habilitação. Além disso, saiba se o seu nome está incluso nessa lista.

Onde encontrar a lista dos nomes dos motoristas que perderão a habilitação?

Se você está curioso para saber se você tem como perder a sua habilitação, seja por qualquer motivo que for, saiba que é importante que você acompanhe no Diário Oficial.

Como dito anteriormente, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) publicou no Diário Oficial do Estado, a relação dos nomes dos motoristas em ordem, pelo processo e registro das pessoas que podem perder a habilitação.

O documento foi disponibilizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública. Portanto, para saber se o seu nome está na lista, basta acessar diretamente o site do Distrito Federal para que você consiga baixar e abrir o PDF do Diário Oficial.

O documento foi emitido dia 31 de janeiro, em uma parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública com o Detran.

No documento, é possível encontrar diversas informações a respeito dos artigos de lei que comprovam a imprudência da listagem das 266 pessoas que podem perder a habilitação.

Suspensão x Cassação da CNH

Assim com a divulgação da lista, saiba que os motoristas podem entrar com recursos para não perder a CNH. Aliás, vale dizer que para ser suspenso de dirigir novamente, quando o condutor atinge o limite máximo de pontuação da CNH. Desse modo, a suspensão ocorre em um período de 6 a 12 meses.

Além disso, há a cassação da carteira que é mais grave. Ela ocorre se o condutor tiver reincidência em infrações de suspensão direta. A punição também é maior: o motorista não pode dirigir por 2 anos. Ademais, também inclui aulas de reaproveitamento das provas teórica, prática, exame de vista e psicotécnico.

Para ambos os casos, há a possibilidade de entrar em recurso. Se o seu nome está na lista do Diário Oficial do Distrito Federal, esteja ciente do ocorrido e busque o recurso dentro do prazo de 30 dias.

Por fim, no caso do motorista não entrar em contato com o recurso devido à junta administrativa de recursos de infrações, no prazo estipulado, ele perde o direito de conduzir.

Quantos pontos são necessários ter na CNH para perder a habilitação?

De acordo com a lei de trânsito, que entrou em vigor em abril de 2021, o limite para um motorista perder a CNH é de 40 pontos.

Entretanto, isso não significa que o infrator só perder a carteira ao atingir 40 pontos. Na verdade, há especificações na lei que podem diminuir esse limite.

De acordo com a nova lei, o motorista terá a sua habilitação suspensa a partir dos 20 pontos na carteira, se ele cometeu duas ou mais infrações gravíssimas em um período de 12 meses passados.

Portanto, compreende-se que o limite máximo é de 40 pontos, mas, só se o motorista não cometeu nenhuma infração gravíssima no período de 12 meses passados.

Vale lembrar que o condutor quer receber 3 infrações gravíssimas no período de 12 meses, pode perder a habilitação. É importante também que o motorista possa considerar o tamanho da gravidade da infração que cometeu, visto que a pontuação aumenta.

Sendo assim, ao cometer uma infração gravíssima, perde 7 pontos na habilitação. Enquanto, mais leve é somente 3 pontos, segundo a tabela oficial Do Código Brasileiro de Trânsito.

Como ver quantos pontos tem na CNH para não perder a habilitação?

Agora que você já sabe mais informações sobre os motoristas listados para perder a habilitação, veja como saber a situação atual da sua CNH também, para não entrar nessa lista.

Diferente do que muitos pensam, esse processo é muito simples. Então, para que você saiba a sua pontuação na CNH, é só acessar o site do Detran. Neste caso, você deve acessar o do estado o qual você reside.

Além disso, você pode também baixar o aplicativo do órgão Detran no seu celular. Assim, é mais fácil para acompanhar sempre as atualizações da sua habilitação para que você não perca.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.