Cuidado, motorista! Entenda o que significa piscar faróis no trânsito

Confira como utilizar corretamente os faróis no trânsito e outras informações

Quando o assunto é trânsito, devemos ter atenção redobrada para evitar que situações indesejadas aconteçam. Cuidado, motorista! Pois, dependendo de algumas ações é possível até receber multas.

Para estar em consonância com o trânsito e também a sua legislação, é extremamente importante entender cada detalhe. Inclusive, saber o que significa piscar faróis no trânsito.

A seguir, informações como esta ficarão disponíveis, bem como, outras pertinentes ao assunto para explicação geral. Por isso, acompanhe.

Como funciona a legislação de trânsito brasileira

O trânsito brasileiro é regulado através de um conjunto de leis, o qual é chamado de Código de Trânsito, de acordo com a lei nº 9.503/97.

Através dessa regulamentação do código de trânsito, há o conjunto de deveres de todo cidadão e também dos pedestres, para que o tráfego torne-se um local de segurança.

Algumas regras básicas são aplicadas através dos códigos de trânsito para orientar condutores. Por exemplo, a necessidade da utilização de cinto de segurança, a utilização de setas para identificar qual direção o motorista tomará em uma estrada.

Para cada ação não realizada, e que deve ser feita de maneira obrigatória, existe uma punição. Ela ocorre, por meio, da anotação de infração. Consequentemente, pode acarretar em perda de pontos na carteira e também na aplicação de multa, que possui valores diferenciados para cada nível.

Desta maneira, a padronização do trânsito acontecerá para manter o cumprimento das legislações vigentes e maior segurança para pedestres e motoristas.

Entenda sobre o uso de setas e faróis no trânsito

Existem alguns sinais que são comumente utilizados no trânsito e que podem significar diversas ações. Um grande exemplo são as buzinas. Por exemplo, ao realizar 2 buzinadas um condutor está agradecendo ao outro condutor que possibilitou uma ultrapassagem.

Além disso, as setas também são outros sinais necessários da utilização para alertar um outro condutor que está vindo atrás na ultrapassagem ou que haverá necessidade de entrar em uma rua à frente.

Porventura, se por alguma razão a seta estiver com algum problema, existe a possibilidade de gesticular indicando que dobrará ou para a esquerda ou para a direita. Desse modo, o condutor que estiver próximo você entenderá a sua ação.

Os faróis também são extremamente utilizados para alertar o condutor de algo. Principalmente aos condutores que estiverem no sentido oposto a você. Geralmente, o ato de piscar as luzes significa que eles encontrarão alguma situação desagradável no meio do caminho.

Mas essa não é a única maneira de utilizar os seus faróis. Na verdade, há outras funções. Como, por exemplo, piscar 2 vezes em caso de um carro atrás do outro ir para a mesma direção. Assim, significando efetivamente que você deseja ultrapassar aquele carro.

Além da utilização dos faróis para sinalizar a ultrapassagem, também é obrigatório, utilizar a seta para mostrar o real sentido que você deseja ultrapassar.

Sendo assim, essas são algumas maneiras dos condutores estarem em comunicação no trânsito para que haja melhor fluidez.

Se você não sabia o que significa piscar faróis no trânsito, com as informações acima já é possível identificar 2 ações simples que podem acontecer com o simples ato de pisca-los.

Fique atento aos uso dos seus faróis no trânsito

Uma lei que foi sancionada em maio de 2016 passou a obrigar os motoristas que que transitam em rodovias ao longo do dia a utilizarem o farol baixo. Em caso de descumprimento, haverá uma sanção com a perda de 4 pontos na carteira e a aplicação de multa de R$ 130,16 reais.

Como dito anteriormente, piscar faróis no trânsito é uma ação bastante comum e utilizada pelos motoristas e condutores em geral. Aliás, até mesmo para viabilizar a comunicação entre eles, porém mais do que isso, a utilização deles é obrigatória.

Ademais, conduzir o veículo ao longo da noite sem a utilização da iluminação dos faróis também é uma infração média. Logo, que faz com que o condutor perca 4 pontos na carteira e tenha que pagar o valor da multa.

Se o condutor estiver sem os seus faróis ligados por conta de defeito no seu sistema de iluminação ou até mesmo lâmpadas queimadas, a pena é mais grave. Pois, além da perda de 4 pontos na CNH, aplicação da multa no valor de 130,16 reais, também é possível reter o veículo.

A liberação do veículo acontecerá apenas após os pagamentos das taxas da retenção, da multa aplicada paga e da regularização do veículo.

Então, a partir das informações que foram ditas acima a respeito da legislação de trânsito brasileira, é possível saber que deve ter cautela no trânsito. Portanto, agora você sabe o que significa piscar faróis e também o que acontece caso eles estejam irregulares.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.