Crônica: 5 livros para entender melhor o gênero textual - Notícias Concursos

Crônica: 5 livros para entender melhor o gênero textual

A crônica é um texto curto cuja escrita se dá em prosa e é um texto comumente veiculado em jornais, revistas e outros meios de comunicação. Esse gênero é marcado por elementos como humor e ironia.

Além disso, uma das principais características das crônicas é a abordagem dos acontecimentos do dia a dia. Portanto, a crônica é sempre marcada temporalmente a partir de um fato corriqueiro ou de um grande acontecimento político, por exemplo.

Confira abaixo 5 livros que reúnem crônicas de grandes autores para entrar em contato com o gênero textual e entender melhor a sua estrutura.

5 livros de crônica

Ostra feliz não faz pérola

Em primeiro lugar, recomendamos o livro Ostra feliz não faz pérola, de Rubem Alves. Publicado pela primeira vez em 2008, a obra reúne textos separados em 11 capítulos nos quais o autor aborda temas que fazem parte das etapas da vida do ser humano. Assim, é possível ler crônicas sobre Amor, Política, Educação, Morte e muito mais.

Nu, de Botas

O livro Nu, de Botas, escrito por Antonio Prata e publicado em 2013, traz as primeiras lembranças de um paulistano de classe média nascido nos anos 1970. Por meio de uma linguagem simples e divertida, o autor conta sobre as suas experiências no quintal da sua casa, as brincadeiras com os amigos, fala sobre o divórcio dos seus pais e até sobre a passagem do cometa Halley.

132 crônicas: Cascos & carícias e outros escritos 

Esse livro reúne as crônicas escritas por Hilda Hilst entre 1992 e 1995. Apesar de não serem recentes, os textos são atuais e são marcados pelo humor, ironia e irreverência da autora. Por meio da obra, o leitor entra em contato com o cotidiano e com a conturbada vida política da época.

O melhor das Comédias da Vida Privada

Em O Melhor das Comédias da Vida Privada,  Luís Fernando Verissimo compilou as suas crônicas prediletas escritas nos anos 90. Além disso, o escritor adiciona mais 35 textos novos, repletos de humor e ironia com linguagem simples e agradável.

A Descoberta do Mundo

Por fim, apresentamos um livro clássico da escritora Clarice Lispector. A obra A Descoberta do Mundo, de 1984, traz as crônicas publicadas pela escritora entre os anos de 1967 d 1973, no Jornal do Brasil. O livro conta com 468 textos sobre diversos temas do dia a dia, da vida. Além disso, há diversos trechos nos quais a escritora estabelece contato direto com o leitor, com respostas a cartas, pedidos de desculpa e muito mais.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?