Crescimento dos colaboradores: Como promover?

Embora o desenvolvimento profissional seja algo individual, não podemos excluir o poder que o gestor tem sobre o crescimento dos colaboradores, não é mesmo?

Afinal, o crescimento dos funcionários muito tem a ver com a forma como a empresa os valoriza e os impulsiona.

Sendo assim, pensar em estratégias que viabilizem o desenvolvimento da equipe é fundamental para garantir a saúde do negócio. Porém, como isso pode ser posto em prática?

A seguir damos algumas dicas que podem ser úteis para você. Acompanhe!

Como promover o crescimento dos colaboradores?

Para promover o crescimento dos colaboradores é fundamental que você, gestor, tenha um olhar atento às necessidades do grupo. Caso contrário, pode ser que você tome atitudes que em nada agregam no dia a dia da equipe.

Sendo assim, considere a premissa de que o primeiro passo sempre será avaliar o cenário atual, conhecendo o seu time. Apenas essa análise lhe dirá aonde é preciso melhorar e como isso pode ser possível.

Depois dessa análise, aí sim você poderá recorrer a novas ações, como as que elencamos abaixo. Veja:

1. Invista em uma gestão humanizada

Você precisa desenvolver uma gestão humanizada e bem preparada para lidar com as pessoas. Afinal, uma empresa só se desenvolve quando as pessoas, dentro dela, também têm a oportunidade de crescer e se desenvolver, pois isso gera produtividade.

Sendo assim, estimule uma cultura voltada aos cuidados com os colaboradores. A saúde física e mental, bem como o bem-estar de cada um, devem estar acima de qualquer ganho monetário. Assim, o crescimento empresarial será consequência de uma gestão saudável.

2. Capacite os seus colaboradores

Outra forma de estimular o crescimento dos colaboradores é investindo em capacitação. Projetos de treinamento e desenvolvimento devem entrar em cena, especialmente quando há novas medidas sendo tomadas na empresa.

3. Trace metas e objetivos em conjunto

Trace metas junto com o seu time de colaboradores. Quando eles têm a oportunidade de participar do desenvolvimento de metas, automaticamente se sentem mais motivados e felizes com o que fazem.

Logo, buscam crescer por conta própria, “correndo atrás” do que é preciso para atingir as metas estabelecidas.

4. Garanta a periodicidade dos feedbacks

Os bons feedbacks nunca devem sair de cena e devem ser mantidos dentro de uma periodicidade interessante. Por meio deles você consegue apontar os fatores positivos e os pontos de melhoria, que instigam o crescimento dos colaboradores.

5. Estimule a motivação investindo, inclusive, em mentores

Invista em mentores para instigar ainda mais a motivação dos seus liderados. Assim você estará trazendo, para dentro da sua empresa, um profissional que pode agregar – e muito – no dia a dia da corporação.

Afinal, aprender com quem tem experiência em uma determinada área é algo que pode sempre trazer resultados bastante interessantes.

Porém, saiba escolher os mentores do seu time. Selecione profissionais que sejam autoridade no assunto que será apresentado.

Além disso, lembre-se de trazer temas que estejam alinhados com as necessidades do grupo. Necessidades estas que você analisou no começo, quando mencionamos que “conhecer o seu time”, de verdade, é muito importante para selecionar as melhores ações.

Assim, as chances de sucesso serão ainda maiores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.