O estado do Rio de Janeiro publicou na manhã desta quarta-feira (30) um decreto com as regras de trabalho nos dias dos próximos jogos do Brasil na Copa do Mundo. Depois da vitória sobre a Suíça por 1 a 0, a Seleção de Tite garantiu ao menos mais dois jogos em dias úteis, que devem mexer com os horários de trabalho dos brasileiros.
Na sexta-feira (2), o Brasil enfrenta Camarões às 16h. Neste dia, os servidores do Rio de Janeiro terão que trabalhar das 8h até às 12h. Nas oitavas de final, a Seleção poderá jogar na segunda (5) ou na terça (6), a depender da posição em que ela se classifique no seu grupo. De toda forma, o horário da partida é o mesmo: 16h.
Assim, é possível adiantar que os servidores do Rio de Janeiro já podem anotar na agenda que na segunda ou na terça eles trabalharão mais uma vez das 8h até o meio-dia. O governo do estado indicou ainda que caso o Brasil jogue ao meio-dia em alguma fase da competição, os trabalhadores terão a folga completa do dia.
Estas regras valem apenas para os trabalhadores que não atuam em áreas essenciais, como segurança e saúde, por exemplo. Em tese, estas pessoas precisam seguir trabalhando mesmo nos horários dos jogos do Brasil. De toda forma, o governo local já indica que vai publicar uma nova portaria para traçar um método de trabalho na Copa até mesmo para estes profissionais.
📲 Receba as principais notícias e oportunidades no seu WhatsApp!
QUERO ENTRAR AGORA →Expediente em outros estados
Além do Rio de Janeiro, outros estados já publicaram portarias para a partida do Brasil contra Camarões. Veja na lista abaixo.
Mato Grosso do Sul
O governo do Mato Grosso do Sul anunciou que na próxima sexta-feira (5), os servidores trabalharão das 7h30 às 13h30. A ideia é que eles cheguem em casa em tempo hábil para acompanhar o jogo entre Brasil e Camarões às 16h.
Piauí
No Piauí, o intervalo para a saída antes do jogo é notadamente menor. O estado decidiu que os empregados podem sair das dependências apenas uma hora antes da partida começar. No caso da próxima sexta-feira (2), eles poderão deixar o trabalho apenas às 15h.
Distrito Federal
Segundo decreto publicado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, os servidores públicos desta unidade da federação poderão sair do trabalho para acompanhar Brasil x Camarões às 14h.
Empresas privadas na Copa
Funcionários de empresas privadas também podem ter expediente reduzido para acompanhar os jogos do Brasil. No entanto, este movimento só vai acontecer se o empregador concordar com a ideia. Em tese, ele não é obrigado a liberar ninguém.
No Brasil, não existe uma lei que exige que os empregadores liberem os seus funcionários para que eles possam acompanhar a Seleção Brasileira. De todo modo, é natural que a maioria realize esta liberação, sobretudo nos casos de serviços não essenciais.
Caso o empregador não libere o cidadão, e mesmo assim ele falte ao trabalho sem justificativa, com o intuito apenas de acompanhar o jogo do Brasil, o indivíduo poderá ser punido. Em caso de reincidência, o trabalhador poderá ser até mesmo demitido por justa causa.













