Estimular a cooperação nas empresas é de suma importância na hora de construir uma atmosfera mais saudável e produtiva. Afinal, “ninguém é bom o bastante para fazer tudo sozinho”, concorda? Cada pessoa possui habilidades e limitações específicas e, por conta disso, o trabalho em conjunto pode ser tão valioso.
Porém, implementar essa cultura de cooperação pode parecer um grande desafio. E para lhe ajudar, preparamos um guia com diversas dicas úteis sobre o assunto. Acompanhe.
Como estimular a cooperação nas empresas?
Para estimular a cooperação nas empresas, é preciso estar ciente de que esse processo é contínuo.
Isto é, não adianta apenas dizer, uma só vez, que os seus colaboradores “devem” ser cooperativos uns com os outros. Essa frase ficará “solta”.
Sendo assim, é preciso estimular esse comportamento sempre, a fim de instaurar um hábito saudável em sua equipe. Portanto, considere as dicas abaixo como um apontamento que deve ser seguido constantemente.
Vamos lá?
1- Comece apontando, no processo seletivo, a necessidade de cooperação
Sabe aqueles comportamentos positivos que desejamos que um adulto tenha? Normalmente, se eles forem estimulados na infância, será mais fácil ter isso instaurado quando forem mais velhos.
Aqui, o processo é semelhante. Se você quer realmente investir em cooperação nas empresas, é necessário deixar esse desejo claro já no processo seletivo. Isto é, enquanto estiver selecionando os seus novos colaboradores, comente sobre a importância da cooperação.
2- Invista em treinamentos para a sua equipe
Depois que a sua equipe já estiver pronta para trabalhar, é fundamental investir em treinamentos eficientes.
Hoje, existem muitas empresas de consultorias para negócios, dos mais diversos tamanhos, que têm por objetivo estimular a cooperação e o desenvolvimento da sua corporação. Invista nisso.
3- Permita que todos os setores troquem ideias entre si
Crie mecanismos que permitam a interação entre os mais diversos setores. Assim você evita que se criem as chamadas “panelinhas” dentro da empresa, que poderiam ser prejudiciais para a cooperação.
4- Estimule os eventos de confraternização
Até mesmo os eventos de confraternização devem ser estimulados para termos mais cooperação nas empresas. Para isso, ofereça aos seus colaboradores a chance de preparar esses eventos, e veja como eles se saem.
5- Incentive a cooperação entre os colaboradores
É claro que uma das formas mais certeiras de se ter cooperação nas empresas é estimulando-a, de fato. Para isso, você deve sempre demonstrar a importância dessa cooperação.
Crie formas de planejar e executar tarefas, de um modo em que diversos colaboradores trabalhem em grupo. Lembre-se de reconhecer o trabalho em equipe e estimulá-lo, demandando tarefas que possam ser solucionadas em grupo.
6- Solicite a cooperação dos seus liderados
Por fim, seja um exemplo de cooperação, ao solicitar esse tipo de comportamento dos seus colaboradores.
Por exemplo, imagine um cenário onde você tem que resolver um grande problema. Ao invés de ocupar um grande bloco de tempo para solucioná-lo, que tal solicitar a ajuda de alguns dos seus liderados?
Isso fará com que eles percebam a importância da cooperação, e o quanto isso é essencial para a equipe. Invista nesse comportamento e estimule em você mesmo o espírito de cooperação!