Conta de luz: tarifas da Enel sobem até 11,4% em São Paulo
A conta de luz no estado de São Paulo pode pesar ainda mais no bolso dos paulistas e paulistanos. Isso porque a Enel Distribuição São Paulo deve atuar já com um reajuste de valores a partir deste domingo (04).
Os valores do reajuste foram aprovados pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) na terça-feira da semana passada, dia 29.
O aumento médio deste reajuste está calculado em 9,44%. Sendo que está previsto:
- 3,67% para alta tensão;
- 11,38% para baixa tensão;
- 11,40% para consumidores residenciais;
O aumento deve se juntar aos 52% sobre a bandeira vermelha da conta de luz.
Como economizar na conta de luz
1. Se possível coloque o fogão e a geladeira em uma distância de pelo menos dois metros;
2. Não coloque roupas para secar atrás da geladeira. Isso fará com que o sistema do aparelho precise trabalhar ainda mais, logo utilizando mais energia. O que ao final do mês pode pesar na conta de luz.
3. Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada durante a noite. A dica também vale para quando a casa irá ficar sem ninguém por um longe período.
4. O chuveiro é um dos grandes vilões da conta de luz, então tome banhos mais rápidos. Também desligue o aparelho para passar sabonete pelo corpo ou lavar o cabelo. Além de ser uma medida ecológica por economizar água, poderá gerar um resultado significativo na hora de pagar a conta de luz.
5. Na hora de utilizar o secador, evite que seu cabelo esteja com muito molhado. Antes disso, utilize uma toalha para secar as madeixas.
6. Não deixe carregadores de aparelhos eletrônicos na tomada sem uso. Mesmo sem estarem conectados ao aparelho gastam energia e podem impactar no valor da sua conta de luz.
7. Valorize a iluminação natural durante o dia.
8. Troque as lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas led. As lâmpadas são responsáveis por cerca de 20% na sua conta de luz final.
9. Verifique seus aparelhos eletrônicos. Por exemplo, a borracha da geladeira sem pressão pode causar ainda mais problemas no final do mês ou então os filtros da máquina de lavar.
Aparelhos que precisam fazer um esforço a mais do que o normal para funcionar, consequentemente, devem gastar mais energia.
10. Evite usar o ferro elétrico em excesso. Uma dica também é juntar roupas para passá-las toda de um vez. Começando pelas mais leves e indo para as mais pesadas.
Uma boa opção também é estender algumas roupas para secar no cabide.