CONTA DE LUZ: Aprenda agora a REDUZIR O VALOR com essa simples dica!

Olhar para a conta de energia e se perguntar se há uma maneira de reduzir esse valor que pesa no orçamento todo mês é uma preocupação comum. A boa notícia é que existe uma solução simples que pode fazer uma grande diferença!

Neste artigo, revelaremos uma dica prática que pode ser a chave para diminuir seus gastos com eletricidade. Continue lendo e descubra o segredo que está melhorando o orçamento de milhares de famílias!

O Consumo em Modo de Espera

Existem diversas dicas para reduzir o consumo de energia, mas uma delas é tão simples que muitas pessoas nem sequer consideram: desligar todos aparelhos eletrônicos da tomada quando não estão em uso – aqueles que ficam em modo de espera, ou stand-by.

Quando um aparelho está ligado na tomada, mesmo que esteja desligado, ele continua consumindo energia, mesmo que seja em pequenas quantidades. Isso acontece porque ele permanece em modo de espera, ou stand-by. Embora o consumo de energia em modo de espera seja baixo, ele pode se acumular ao longo do tempo e gerar um impacto significativo na conta de luz.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o stand-by pode representar até 15% do consumo total de energia de uma residência. Portanto, para evitar esse desperdício, é importante desligar os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso. Isso inclui:

  • TVs
  • Computadores
  • Impressoras
  • Celulares
  • Carregadores
  • Roteadores
  • Micro-ondas
  • Entre outros.

Dicas para Desligar os Aparelhos da Tomada

Para facilitar esse processo, você pode seguir algumas dicas:

  1. Instale um protetor de tomadas com interruptor. Isso permitirá que você desligue todos os aparelhos conectados à tomada com apenas um toque.
  2. Use um adaptador para conectar vários aparelhos a uma única tomada. Isso permitirá que você desligue todos eles com apenas um plugue.
  3. Compre um temporizador automático para desligar os aparelhos em horários específicos.

O Debate sobre Desligar ou Não os Aparelhos

De um lado, há quem acredite que desligar um aparelho eletrônico no botão já garante que ele não gastará mais eletricidade. Do outro lado, há quem tenha certeza de que equipamentos no modo “stand by” continuam consumindo energia. Quem tem razão nessa batalha?

Segundo especialistas, retirar os aparelhos da tomada aumenta as chances de redução na conta de luz. Mesmo individualmente, esses equipamentos em stand by consomem muito pouca energia, mas somando todos em uma residência, podem atingir aproximadamente 5% de economia. Em uma casa onde quatro pessoas consomem em média 300 kWh mensalmente, essa economia ficaria em torno de R$12 reais.

O micro-ondas e modem de internet/TV por assinatura são exemplos de aparelhos que consomem energia mesmo quando não estão sendo diretamente usados. Por isso, se for ficar muitas horas fora de casa, vale tirá-los da tomada.

Cuidado com Carregadores

Mesmo eletrônicos sem a luz vermelha/amarela podem nos enganar. Alguns continuam consumindo energia quando estão conectados à tomada sem uso, como os carregadores de celulares. Nessa situação, o consumo médio dos carregadores fica em torno de 0,26 Watt. Quando um celular totalmente carregado está conectado, esse valor pode chegar a 5 Watts, dependendo da marca do equipamento.

Olhando assim, alguns pensarão: “esse consumo é muito baixo, nem vai pesar na conta”. Se for apenas um carregador, realmente esse gasto não é significativo. Contudo, em uma casa com mais pessoas e vários carregadores grudados na tomada ao mesmo tempo, o cenário muda.

Como Economizar Energia?

Além de desligar os aparelhos eletrônicos da tomada, existem outras dicas que podem ajudar a economizar energia e reduzir a conta de luz. Veja algumas delas:

  1. Reduza o tempo de banho.
  2. Lave e passe as roupas todas de uma vez.
  3. Asse alimentos em pequenas quantidades na air fryer, em vez do forno convencional.

E uma dica que pouca gente se atenta é garantir que não bata sol em alguns equipamentos, como ar-condicionado e geladeira. Isso também ajuda bastante a reduzir o gasto desses equipamentos. Outro ladrão de energia é a fiação velha no imóvel.

A sobrecarga na instalação pode elevar o consumo. Para avaliar se sua rede está ou não sobrecarregada, o ideal é chamar um eletricista.

Aparelhos Inteligentes

O mercado brasileiro já possui diferentes opções de dispositivos inteligentes, que podem ser configurados, desligados e ligados com ajuda de aplicativos no celular. Esses aparelhos são chamados assim porque permitem programar horários de funcionamento, com maior ou menor intensidade.

Além disso, alguns modelos permitem escolher a cor da emissão de luz. Exemplos de aparelhos inteligentes são as lâmpadas e as tomadas.

  • As lâmpadas inteligentes podem ser controladas por apps ou por dispositivos compatíveis com assistentes de voz, como a Alexa e o Google Assistente. Elas permitem programar horários de funcionamento e intensidade da luz. O preço médio é de R$60.
  • As tomadas inteligentes, por sua vez, devem ser integradas à rede elétrica da residência. Elas costumam ser compatíveis com ar-condicionado, máquinas de lavar, secadores de cabelo, fornos elétricos, ferros de passar, entre outros. Por comando de voz ou aplicativo, é possível desligar todos os equipamentos conectados a ela(s). Essa praticidade evita a necessidade de levantar da cama à noite para desligar um aparelho.

Ademais, desligar os aparelhos eletrônicos da tomada é uma dica simples e eficaz para reduzir o consumo de energia e economizar na conta de luz. Ao seguir essa dica, você pode economizar até 10% no valor da sua conta de luz.

Além disso, adotar outros hábitos de economia de energia, como reduzir o tempo de banho e aproveitar ao máximo os aparelhos inteligentes, também contribui para uma conta de energia mais baixa.

Portanto, coloque em prática essas dicas e aproveite os benefícios tanto para o seu bolso quanto para o meio ambiente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.