Consulta de dinheiro esquecido nos bancos voltará a ser liberada pelo Banco Central

Devido a alta procura, o sistema foi congestionado impossibilitando os acessos. Segundo o BC, o funcionamento do site retornará no dia 14 de fevereiro. Até o momento, só é possível realizar consultas.

O sistema Valores a Receber no Registrato foi criado pelo Banco Central (BC) para permitir, de forma mais prática, que cidadãos resgatem os saldos esquecidos em suas contas em bancos diversos.

No entanto, devido a alta procura, o sistema foi congestionado impossibilitando os acessos. Segundo o BC, o funcionamento do site retornará no dia 14 de fevereiro. Até o momento, só é possível realizar consultas.

Isenção no IPTU em 2022 é liberada para beneficiários do INSS; veja quem pode

Além disso, os pedidos de transferência dos valores só poderão ser agendados a partir de 7 de março. A previsão é que haja cerca de R$ 8 bilhões disponíveis para 24 milhões de pessoas e empresas.

Como consultar?

Para consultar, o interessado deve acessar o site do Banco Central e informar o CPF ou o CNPJ. Neste momento, aparecerá tudo que estiver em nome do cidadão ou da empresa. Veja o passo a passo:

  • Acesse “Minha Vida Financeira”;
  • Clique na subseção “Valores a Receber”;
  • Role a página até o final e clique em “Consulta ao Relatório Valores a Receber”.
  • Clique em “Iniciar consulta” e coloque o número do seu CPF ou CNPJ. Caso tenha dinheiro a receber, a informação aparecerá na tela. Caso contrário, a consulta será encerrada.

Se houver valores a receber, será necessário verificar em qual banco ele estar. Mas isso só pode ser feito pelo “Registrato”. No entanto, a instituição financeira deve ter aderido ao termo do BC.

Como resgatar os valores?

No site do Registrato, serão disponibilizadas duas opções. Caso apareça “Solicitar por aqui”, significa que o banco respectivo aderiu ao termo do BC que determina que o pagamento seja feito via Pix na conta em até 12 dias. O DOC e TED também pode ser o meio de repasse.

Por fim, se aparecer “Solicitar via instituição”, significa que o banco não assinou o termo do BC que facilita a transferência. Neste caso, será preciso entrar em contato com o banco para fazer o resgate do dinheiro esquecido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.