Como construir uma boa relação com o chefe?
Para construir uma boa relação com o chefe é preciso ficar atento ao seu comportamento e as suas ações no dia a dia de trabalho. Afinal, nosso chefe está atento aos resultados que apresentamos e, por isso, precisamos mostrar que somos focados e estamos dispostos a crescer cada vez mais.
Além disso, outros comportamentos no trabalho são bem-vindos. E é sobre eles que discutimos neste conteúdo! Acompanhe e saiba mais.
Como construir uma boa relação com o chefe?
Na hora de construir uma boa relação com o chefe você precisa ligar o seu modo “empático” e atento. Apenas dessa forma é que você conseguirá observar os impactos das suas ações e poderá analisar o que é bom e o que deve ser descartado.
Veja algumas considerações que partem desses pressupostos:
1. Escute ativamente o seu chefe
A escuta ativa pode ajudar você na hora de aprender mais sobre o seu chefe.
Sempre que ele vier falar com você, deixe de lado as suas ideias pré-prontas e foque no que ele está falando. Quanto mais atento você for, mais informações poderá absorver.
E assim, poderá usar essas informações mais tarde, na hora de executar um trabalho de acordo com o desejo do seu chefe, por exemplo. E, obviamente, isso ajudará na hora de ter mais pontos com o líder.
2. Seja uma pessoa proativa e mostre soluções
Não seja aquele tipo de pessoa que espera apenas os comandos para agir de modo efetivo. Mas sim, busque ser uma pessoa mais proativa e traga boas soluções para o dia a dia de trabalho.
Isso é muito importante para que se torne possível mostrar que você é uma pessoa engajada no trabalho. E, afinal, os líderes querem pessoas dispostas a crescer junto com a empresa, não é mesmo? 😉
3. Aprenda a ouvir feedbacks – e peça-os caso não tenha
Saiba ouvir feedbacks. Por meio deles você poderá construir uma boa relação com o chefe, afinal, entenderá o que pode ser melhorado e o que deve ser descartado no dia a dia de trabalho.
Além disso, é importante pedir os feedbacks de maneira periódica, caso o seu chefe não tenha costume de dar.
4. Pergunte a opinião do seu chefe
Antes de tomar uma atitude importante, pergunte a opinião do seu chefe. Isso poderá fazer com que ele perceba uma conexão maior entre vocês, melhorando a relação como um todo.
5. Aprenda a dizer “não” para não desapontar mais tarde
Mais vale você saber dizer “não” para algo que não conseguirá entregar, do que furar um prazo depois. Pense sempre nisso antes de simplesmente dizer “sim” para tudo, achando que irá agradar dessa forma.
6. Faça o seu trabalho com dedicação
Não tem como construir uma boa relação com o chefe se você não se dedica ao seu trabalho, certo? Portanto, esforce-se para sempre entregar um bom resultado.
7. Não fique criando desculpas – assuma os seus erros
Por fim, para construir uma boa relação com o chefe é preciso assumir os erros e aprender com eles, sem criar desculpas. Assim você mostra que é uma pessoa respeitável e que sabe arcar com suas próprias responsabilidades.