Como construir relações valiosas no trabalho?

Existem diversas atitudes que podem nos ajudar a construir relações valiosas no trabalho. Desde as mais simples, como ouvir ativamente, até as mais complexas, ao oferecer críticas construtivas.

De todo modo, essas ações nos ajudam na hora de desenvolver relacionamentos que possam nos ajudar a crescer profissionalmente. Afinal, é por meio do compartilhamento de experiências que vamos conhecendo novos horizontes, concorda?

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem lhe ajudar nessa importante empreitada. Continue lendo e confira.

Como construir relações valiosas no trabalho?

São diversas as ações que nos ajudam a construir relações valiosas no trabalho. Analise quais das opções abaixo fazem sentido para você e comece a colocá-las em prática:

1. Sempre pratique a escuta ativa

A escuta ativa é uma ferramenta muito poderosa nos mais diversos relacionamentos. Quando nos propomos ouvir ativamente o que o outro diz, passamos a demonstrar respeito, admiração, etc. Além disso, conseguimos aprender muito mais, conhecendo melhor o outro e entendendo o ponto de vista alheio.

2. Cuidado com as falas e comportamentos impulsivos

Nunca aja de forma impulsiva. Quando falamos ou tomamos atitudes no “calor do momento”, a nossa capacidade de raciocínio pode estar diminuída. Afinal, as emoções podem estar falando mais alto, atrapalhando a forma como vamos nos expressar.

Sendo assim, se você sentir que está com as emoções muito afloradas, dê uma pausa antes de apresentar o seu ponto de vista.

3. Pratique a empatia na hora de oferecer críticas construtivas

Para construir relações valiosas no trabalho, nós precisamos ser mais empáticos, especialmente em situações nas quais temos o dever de oferecer alguma crítica.

Pense em como você se sentiria ao receber determinado feedback negativo, e analise quais palavras poderiam ser mais interessantes para a construção desse discurso.

4. Saiba ouvir as críticas construtivas

Ao mesmo tempo que você deve aprender a dar críticas construtivas de forma empática, desenvolva a sua capacidade de ouvi-las. Evite levar para o lado pessoal e pense que se a pessoa está lhe dando um feedback, significa que ela almeja a sua melhora e o seu crescimento, e não o contrário. 

As pessoas precisam quebrar essa ideia de que feedback negativo é punitivo. Isso não é verdade! Esse tipo de feedback visa o auxílio, não a punição.

5. Mantenha-se próximo dos seus colegas, de forma equilibrada

Esteja por perto, quando for possível e pertinente. Troque ideias, dê a sua opinião, pergunte algo que construa uma discussão rica e relevante, e assim por diante. Você precisa “ser visto” para “ser lembrado”, certo? Então se mantenha perto dos seus colegas, sempre que for possível – e não invasivo.

6. Nunca participe das rodas de fofoca

Jamais participe das rodas de fofoca. Se ouvir alguém falando mal de algum colega, ignore a situação ou desvie o assunto. Seja bastante direto nesse sentido.

Afinal, se as pessoas falam mal de um colega para você, podem falar mal de você para os demais. Cuidado para não cair no erro de julgar e acabar sendo “exposto” mais tarde.

Além disso, é impossível construir relações valiosas no trabalho com base em fofocas, concorda? 😉

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