Construa um currículo atrativo na dinâmica do mercado atual

Construa um currículo objetivo e atrativo na dinâmica do mercado atual. Confira dicas para elaborar o seu documento profissional!

O currículo do candidato é um documento que deve ser construído de maneira assertiva e direcionada para que seja atrativo e no mercado de trabalho atual.

Construa um currículo objetivo e atrativo na dinâmica do mercado atual

Para que o candidato receba o convite para uma entrevista de emprego que seja interessante para a sua carreira profissional, o documento deve ser elaborado de maneira sucinta e objetiva.

Dados pessoais

Destaque suas informações pessoais, priorizando os meios de contato. Sendo assim, não insira dados desnecessários, como números referentes aos seus documentos pessoais e dados de filiação.

Objetivo

O seu objetivo no currículo pode ser composto pelo seu cargo dentro da sua área de atuação, respeitando a hierarquia. Por exemplo: gerente de faturamento; analista de marketing digital; assistente de logística; auxiliar de vendas etc.

Escolaridade

A descrição referente a sua escolaridade deve ser objetiva. Informe cursos concluídos e dê mais informações sobre cursos em andamento. Por exemplo, caso seja um estudante informe a previsão de término do seu curso atual e a modalidade do ensino, se online ou presencial.

Experiência profissional

A sua trajetória profissional é um ponto de grande valia para a análise da empresa. Sendo assim, informe o nome das empresas pelas quais você passou e o seu período de atuação. As suas atividades exercidas devem ser descritas de maneira objetiva e sucinta, tal como as demais informações.

Sendo assim, não insira uma narrativa concreta quando da elaboração do currículo. Visto que um documento confuso pode ser descartado sem que seja devidamente analisado.

Mantenha atualizado o seu perfil no Linkedin

Não menos importante, é viável atualizar o seu perfil no Linkedin, considerando o alcance da ferramenta de recrutamento e seleção no mercado atual.

Resumo do currículo

Caso opte por resumir o seu currículo, é relevante que crie algum tipo de ligação entre as suas habilidades e as atividades realizadas em seus empregos anteriores. Já que essa ligação é um ponto avaliado pelo profissional de recrutamento e seleção.

Contudo, é válido ressaltar que essa ligação pode ocorrer de maneira indireta. O mais importante é que o currículo seja coerente quando avaliado de forma ampla.

Analise a organização visual do seu currículo

Por fim, é viável que faça uma revisão ortográfica no seu currículo e verifique a ordem cronológica dos fatos, já que é aconselhável que o candidato preze pela ordem cronológica inversa, de modo que os dados mais atuais fiquem em destaque. Dessa forma, o seu currículo estará assertivo e atrativo dentro da dinâmica do mercado atual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.