Construa um currículo assertivo e direcione a sua trajetória profissional 

Construa um currículo assertivo e direcione a sua trajetória profissional. Confira algumas dicas relevantes e adaptáveis!

Você pode construir um currículo considerando que ele é um documento profissional. Por isso, é primordial que você elabore as informações de forma sucinta para que consiga um resultado assertivo.

Construa um currículo assertivo e direcione a sua trajetória profissional 

Sendo assim, é relevante que você evite inserir informações excessivas e desnecessárias. Por exemplo, no campo referente aos seus dados pessoais é importante que você não coloque números de documentação ou dados de filiação.

Objetivo

O seu objetivo deve ser sucinto e direcionado. Sendo assim, considere  informar a sua área de atuação e o seu nível hierárquico atual. Por exemplo: gerente de logística; analista de faturamento; assistente de recursos humanos; auxiliar de loja etc.

Entretanto, cabe ressaltar que, caso você seja uma pessoa que possui mais de um objetivo profissional, deve fazer mais um modelo de currículo. Visto que, excepcionalmente há pessoas que se disponibilizam para atuar em mais de uma área profissional, ou ainda, em mais de um nível hierárquico, como analista ou assistente, por exemplo.

A experiência profissional no currículo

A descrição da sua trajetória profissional requer um direcionamento importante no que diz respeito a ordem cronológica inversa e a sua objetividade. Por isso, aponte no currículo os fatos relevantes de seus empregos anteriores para que você consiga alcançar os seus objetivos, de modo que você possa explorar tais dados durante a entrevista de emprego.

Escolaridade

Ademais, no currículo é importante que informe os cursos dos quais você possui certificado e dê detalhes sobre os cursos em andamento. Sendo assim, caso você estude, é relevante que você insira informações sobre a modalidade desse curso e a previsão de término.

Resumo do currículo

Caso você queira resumir o seu currículo, faça uma relação coerente entre as suas habilidades sociocomportamentais inseridas na descrição do seu currículo e os pontos destacados na sua trajetória profissional. Certamente, são informações importantes para que o seu currículo se destaque positivamente.

A foto no currículo

Além disso, a foto no documento deve transmitir uma imagem profissional, já que é uma maneira de transmitir a sua mensagem juntamente com os outros pontos. Por isso, evite escolher uma foto que se destaque por conta de um ambiente muito pessoal, como uma viagem ou uma festa, por exemplo.

Currículo online

Manter o seu LinkedIn atualizado também pode ser bastante interessante, já que na atualidade, essa é uma ampla ferramenta de recrutamento e seleção. Dessa forma, você irá elevar o nível de visibilidade do seu currículo e poderá direcionar de maneira ampla a sua trajetória profissional. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.