Consequências de uma má gestão financeira

Entenda os motivos pelos quais a gestão financeira adequada é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Por que gerir financeiramente a sua empresa é fundamental?

A má gestão de uma empresa só levará a um caminho, o da falência.

Engana-se quem acredita que para abrir um negócio somente é preciso entender sobre a atividade principal, o empreendedor precisa conhecer todas as partes do seu negócio, independentemente do porte de sua empresa.

A visão do seu negócio

A visão que o empreendedor tem sobre seu negócio é o que vai nortear seus esforços e, para que essa visão não seja distorcida, é importante que todas as informações sejam claras, completas e fidedignas.

O gestor precisa estar a par dos principais acontecimentos do seu negócio para que possa, sempre que necessário, ajustar as metas, os orçamentos, despesas, enfim, seu plano de negócios.

Conceitos contábeis e financeiros

Entender sobre os principais conceitos contábeis e financeiros serve para que o empreendedor entenda como projetar seu fluxo de caixa, mensurar com clareza os custos e qual é o retorno do mesmo.

Assim sendo, entenderá quais despesas podem ser cortadas, quanto exatamente foi o lucro do período e onde o mesmo está sendo aplicado.

Também entenderá a sua carga tributária, entre outras informações de grande importância tanto para a boa saúde da empresa quanto para o seu crescimento.

Contador pode ajudar o empreendedor

É claro que o empreendedor pode e deve consultar seu contador para a devida interpretação e aplicação dessas informações.

Assim sendo, o contador também pode ajudar na readequação do negócio, já que conhece sua empresa por dentro.

Continuidade da empresa

Entretanto, mesmo que tenha a devida orientação, a decisão é sempre do empreendedor. Portanto, é imprescindível que seu conhecimento vá além da sua atividade.

Afinal, um dos princípios da contabilidade é o princípio da continuidade, significa que uma empresa nasce com a intenção de nunca fechar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.