A gestão de tráfego no marketing digital é o processo de distribuição estratégica de anúncios na tentativa de aumentar o número de visitantes do site. Quem é o especialista que deve implementar essa estratégia exatamente? O Gestor de Tráfego. É por isso que explicaremos tudo o que há para saber sobre gerenciamento de tráfego hoje.
As empresas lutam para preencher cargos em Gestão de Tráfego devido à escassez de candidatos qualificados. É uma função promissora para quem deseja entrar em um setor em rápida expansão nos próximos anos.
O que exatamente faz um Gerenciador de Tráfego?
A função do Gerenciador de Tráfego é aumentar o volume de visitantes de um site. A capacidade de pensar analiticamente é essencial para ele alcançar seus objetivos.
Você precisa ser um profissional orientado a dados e fluente em tecnologia e ferramentas de marketing digital para analisar os números e descobrir qual canal é mais eficaz, onde há espaço para melhorias e como as várias métricas para cada canal se relacionam entre si.
Aliás, é fundamental que o Gestor de Tráfego possua um entendimento amplo de marketing digital, e todas as suas aplicações. Isso porque uma das principais responsabilidades desse profissional será trazer constantemente novos clientes pagantes, ou mesmo realizar tráfego orgânico.
Se estamos falando de Inbound Marketing, então a gestão de tráfego está na fase de atração. Se você não tiver pessoas suficientes entrando no topo do funil, toda a sua estratégia de inbound pode desmoronar no meio e na base.
Quais são as responsabilidades de um Gestor de Tráfego?
Existem gerentes de tráfego que lidam com campanhas de marketing de entrada e saída e até criam anúncios e outros materiais de marketing. Nos limitaremos a discorrer sobre o que é geralmente abrigado como necessidade de mercado, e as principais são:
- Produzir estudos de palavras-chave e audiência para uso no planejamento e execução de campanhas;
- Conceber, desenvolver e otimizar campanhas de mídia paga;
- Distribuir os valores monetários entre os diferentes canais de mídia pagos;
- Análise e monitoramento de campanhas de mídia enquanto gerencia a copy para contas de publicidade e procura maneiras de melhorar o desempenho;
- Criação de conta, criação de perfil e criação de gerente de campanha em várias plataformas e canais para clientes;
- Exame dos resultados das campanhas e sua influência nas estratégias de marketing das contas;
- Fazer relatórios ou painéis relacionados à contabilidade para monitorar os resultados.
A fórmula de primeiro fornecer o diagnóstico (porque tal desempenho está sendo apresentado) e depois fornecer as ações de melhoria (o que será feito para manter ou otimizar a conta) é útil para este último ponto do relatório.
Vale a pena notar que essas responsabilidades podem variar de agência para agência ou empresa para empresa; portanto, responsabilidades ou mesmo competências adicionais podem precisar ser adicionadas a essa lista, dependendo da complexidade do trabalho.
O papel do gerenciador de tráfego no mercado atual
O papel do Gerenciador de Tráfego numa estratégia, equipe ou agência de marketing digital está se tornando cada vez mais importante para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital por vários motivos.
É claro que cada campanha empregará sua própria estratégia única, mas é geralmente aceito que você deve direcionar pelo menos 70% de sua energia para o auge do funil para obter o efeito máximo.
Pela simples razão de que um visitante que se torna um Lead se torna um ativo para a equipe de marketing, pronto para responder a novas campanhas, pontos de contato ou ações. Como resultado, o gerenciamento de tráfego torna-se crucial, pois nenhuma estratégia pode ter sucesso sem um número suficiente de visitantes e Leads.
Mais uma coisa é que esse tipo de profissional está cada vez mais difícil de encontrar no mercado.
Uma vez que esta posição está em alta demanda e muitas empresas estão mudando para operar online, ter um Gerente de Tráfego competente em sua equipe de marketing pode lhe dar uma vantagem sobre a concorrência.
Talvez o especialista mais procurado seja aquele que pode direcionar tráfego de várias fontes (incluindo Google, anúncios sociais, anúncios nativos, mídia programática, etc.) e convertê-los em clientes pagantes.
Pode-se ser mais estratégico se for bem versado em todas as ferramentas disponíveis, em vez de se concentrar apenas nas mais populares. Isso ocorre porque o último pode não ser a maneira mais eficaz de aumentar o tráfego de uma página.