Conheça as novas profissões do futuro

Saiba mais sobre as áreas de atuação em tecnologia, sustentabilidade e saúde

Ao longo dos anos, várias profissões surgiram e outras desapareceram. O mercado muda constantemente por conta principalmente da evolução tecnológica dos dias atuais. Para se manter ativo em sua área de atuação, o profissional deve ficar antenado às mudanças que estão ocorrendo cada vez mais velozes.

Quem deseja se destacar e crescer em sua carreira profissional, precisa obter conhecimentos acerca das novas tecnologias, além de buscar um desenvolvimento em suas habilidades emocionais. Ademais, o mundo está em constante mudança e é necessário uma preparação para se destacar no mercado.

O fato é que no futuro deverão surgir novas profissões e especializações, que deverão garantir um bom dinheiro, além de uma carreira diferenciada. Todavia, o profissional que deseja se inserir neste mercado, em busca de um bom emprego e salário, pode apostar nas profissões do futuro. Ele com certeza irá se destacar em sua área.

A princípio, as novas oportunidades estão surgindo rapidamente. De fato, existem algumas profissões com inúmeras vagas disponíveis e que no entanto não encontram profissionais capazes de atendê-las. Veremos abaixo algumas profissões do futuro, de modo que você possa conhecê-las e buscar uma inserção neste novo mercado de trabalho.

1 – Trabalho como detetive de dados

O detetive de dados utiliza o Big Data, que trata, analisa e obtém grandes grupos de informações que não são possíveis  de serem analisadas em sistemas tradicionais. Aliás, ele realiza vários processos acerca dos elementos empresariais, protegendo estes dados e desenvolvendo estratégias para a sua utilização.

2 – Desenvolvimento de softwares

O profissional que atua como desenvolvedor de softwares, cria várias ferramentas para o mundo digital. Ele é capaz de construir todo tipo de sistemas, programas de computador e aplicativos para celular. Há uma grande demanda para este profissional qualificado, em vista que um grande número de organizações vêm buscando a digitalização de seus processos.

3 – Facilitador de TI   

Para atuar como facilitador de TI, é preciso ter uma formação em TI, ciência da computação, engenharia, administração de empresas, ou ciências naturais. O profissional deve ser capaz de criar uma plataforma ou sistema de forma que os próprios usuários construam seus ambientes corporativos, como por exemplo, assistentes virtuais.

4 – Segurança da informação

O especialista em segurança da informação é um profissional que trata os dados e informações da empresa onde trabalha. Ele garante à organização, a disponibilidade, autenticidade e confiabilidade de um grupo de elementos corporativos. Em suma, pode-se atuar em instituições financeiras e bancos, garantindo a segurança de todos os seus processos digitais.

5 – Trabalho de Marketing digital

O profissional que atua na área de marketing digital, deve ser capaz de identificar as oportunidades e necessidades do mercado digital. Além disso, ele estuda o comportamento do público alvo da empresa, busca pelo fortalecimento da marca, pela promoção de produtos e serviços, utilizando plataformas tecnológicas diferenciadas.

6 – Recrutador de tecnologia

O recrutador de tecnologia é um profissional que busca, seleciona, faz entrevistas, e oferta vagas de cargos relacionados a tecnologia. Em conclusão, ele, através de seu trabalho, procura por profissionais das áreas de desenvolvimento de softwares, analista de dados, especialistas em segurança, web designers, e muito mais.

7 – Terapeuta alternativo

O terapeuta alternativo é um profissional que busca garantir uma qualidade de vida e bem estar a seus clientes. Dessa maneira, ele utiliza técnicas naturais através da medicina alternativa e holística, em busca de um tratamento acerca de problemas físicos, emocionais e energéticos.

8 – Trabalho de gestor ambiental 

O profissional que atua na gestão ambiental, busca preservar e fazer a recuperação do meio ambiente. Em síntese, ele auxilia as empresas a se conscientizar, tornando-as sustentáveis, tratando os resíduos e recursos naturais de forma estratégica. Ele também trabalha com as licenças exigidas pelas leis de proteção ambiental.

9 – Geneticista

O profissional geneticista atua com a manipulação e modificação dos genes de seres vivos como animais, seres humanos e plantas. Todavia, ele busca através de seu trabalho e suas ações, um aperfeiçoamento de seus aspectos genéticos. Para atuar na profissão, é necessário ter um mestrado, ou doutorado.

10 – Gestor de resíduos

Na busca pela sustentabilidade, muitas empresas vêm contratando profissionais gestores de resíduos. Eles trabalham com o descarte do material produzido pelas fábricas, de modo a proteger o meio ambiente. Em suma, o gestor procura incentivar a reciclagem e a reutilização de materiais danosos ao meio ambiente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.