Precisa resolver alguma pendência em alguma agência bancária nesta quinta-feira (12)? Então é melhor começar a se reprogramar. De acordo com informações da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), nenhuma agência bancária vai abrir seus pontos físicos nesta quinta, porque a data marca o feriado católico de Nossa Senhora de Aparecida.
A paralisação das atividades, porém, não significa que o cidadão não poderá realizar atividades bancárias. Através do sistema do Internet Banking, por exemplo, o cidadão pode pagar as suas contas, transferir saldos, realizar transferências por Pix, e até agendar pagamentos para outras datas. Tudo isso mesmo no feriado desta quinta-feira (12).
“Atualmente, 8 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais”, informa Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Mas caso você prefira resolver a sua pendência presencialmente, não há problemas. Ainda de acordo com as informações da Febraban, todas as agências bancárias deverão voltar ao normal já a partir da sexta-feira (13), com o horário de atendimento habitual da sua região, ou seja, os bancários não terão o feriado prolongado.
No sábado (14), e do domingo (15), os canais físicos estarão abertos através das áreas de autoatendimento. Assim, mesmo no final de semana, os cidadãos poderão realizar tarefas como transferências e pagamentos de contas.
Tenho uma conta para pagar
Se você tem uma conta para pagar, e o vencimento da mesma é este dia 12 de outubro, não há com o que se preocupar. Ainda conforme as informações da Febraban, nestes casos, o cidadão fica livre para pagar o saldo no dia útil seguinte, ou seja, na sexta-feira (13), sem nenhum tipo de cobrança de taxas ou juros.
“Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e os carnês com vencimento em 12/10 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado, ou seja, sexta-feira, 13/10. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, disse a Febraban
“Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, e pelo atendimento telefônico dos bancos”, aconselha o diretor.
O indivíduo também pode usar o app do seu banco para realizar o pagamento da conta sem precisar sair de casa. Mesmo que a agência esteja fechada, a quitação pode ser feita por meio do sistema de Internet Banking mesmo no feriado.
Além dos bancos
Não são apenas os bancos que deverão operar em esquema diferenciado nos próximos dias. Abaixo, listamos outros serviços que também serão afetados pelo feriado de Nossa Senhora Aparecida.
- INSS
No caso do INSS, também não haverá atendimento presencial na quinta-feira (12). Para a sexta-feira (13), o governo federal decretou ponto facultativo.
O atendimento pela Central 135 vai funcionar normalmente das 7h até às 22h, segundo o Ministério da Previdência Social.
- Correios
Os Correios informaram que não haverá nenhum tipo de atendimento nas agências nesta quinta-feira (12). Durante este período, o cidadão pode acessar canais disponíveis na internet na seção “Fale Conosco”.
Também durante o feriado, o cidadão vai poder acionar o atendimento automatizado através dos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100, além do chat.
- Shoppings
Por todo o Brasil, os shoppings devem funcionar em todas as regiões. Mas os horários de atendimento para esta quinta-feira (12) e as normas de funcionamento interno serão definidas por cada gerência.
Em alguns casos, por exemplo, é possível que só sejam abertos o cinema e a praça de alimentação. Uma boa dica é acessar as redes sociais oficiais dos shoppings. Por estes canais, a gerência costuma informar como será o expediente.
- Postos de combustíveis
Não há nenhum tipo de previsão de mudança no horário de funcionamento dos postos de combustíveis no Brasil. Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), tais estabelecimentos são obrigados a funcionar, no mínimo, de segunda a sábado, das 6h às 20h, independente do feriado.