Confira dicas de como fazer um bom currículo

Construa um currículo profissional de sucesso

O currículo é uma apresentação de sua experiência profissional de maneira objetiva, visto que através dele, as empresas podem acessar os principais fatos ocorridos durante a sua jornada profissional.

Saiba como fazer um bom currículo

O recrutador poderá ter uma primeira impressão sobre o seu perfil, através da elaboração do seu currículo. Por isso, essa elaboração deve priorizar suas habilidades e resultados de maneira resumida.

A qualificação profissional será explorada na entrevista de emprego e deve ser direcionada no currículo. Por isso, é um documento que deve ser considerado como uma apresentação breve de suas habilidades e objetivos.

Construa um currículo objetivo e sucinto

Um currículo bem elaborado precisa focar no seu objetivo profissional. Por isso, embora não haja um padrão a ser definido, é necessário que não faltem informações relevantes para essa avaliação.

Primeiramente, o seu currículo deve conter no máximo duas páginas, além de priorizar fontes tradicionais e letra preta. Não é viável destacar o seu currículo de maneira visualmente confusa.

Cronologia das informações

Os seus dados pessoais precisam ser atuais, além disso, o seu currículo precisa ser ortograficamente revisado e considerar a linha do tempo dos acontecimentos, a iniciar pelos mais atuais.

O seu currículo deve conter informações precisas, já que dessa maneira poderá direcionar o seu comportamento durante a entrevista de emprego.

O profissional de recrutamento e seleção está preparado para lidar com situações de informações incompletas. Portanto, quando o candidato coloca alguma informação subentendida no currículo, esse ponto facilmente é explorado.

A construção do currículo é essencial para alcançar boas oportunidades profissionais, já que o currículo funciona como um retrato de suas qualidades e competências.

Contato

É primordial que informe contatos no seu currículo e esteja disponível. Assim sendo, informe um telefone atualizado e, pelo menos, um endereço de e-mail que seja verificado constantemente.

Objetivo

O seu objetivo profissional serve como uma bússola no processo de recrutamento e seleção. Por isso, ao apresentar para a empresa o seu objetivo, está apresentando suas metas atuais e sua visão sobre o futuro. Entretanto, lembre-se de que essa informação precisa ser inserida como um texto curto.

Formação acadêmica e cursos extras

Apresente a sua formação considerando os dados mais atuais, ou seja, se possuir uma graduação, informe-a em primeiro lugar, posteriormente, coloque dados referentes ao ensino médio, por exemplo.

Cursos livres que sejam relacionados a sua área de atuação profissional podem ser inseridos. Contudo, não se esqueça de informar o nome da instituição de ensino e a durabilidade do curso em horas.

Experiência profissional

A experiência profissional precisa direcionar sua carreira. Por isso, informe a função, o nome da organização, o período de experiência e faça uma breve descrição sobre as atividades exercidas.

Informe suas habilidades técnicas e comportamentais de forma resumida. Por exemplo, é possível destacar que domina o Excel ou outra ferramenta relevante na sua área de atuação. Como característica pode destacar sua facilidade para se comunicar e liderança de equipe, por exemplo.

Customize modelos prontos

Caso possua dificuldades para elaborar um currículo de acordo com o mercado, é possível utilizar modelos prontos. Algumas plataformas oferecem currículos que podem ser editados. Entretanto, não deixe de customizar o modelo escolhido para que direcione o seu perfil de maneira objetiva e contextualizada.

Atualize o seu currículo constantemente

É importante não deixar de atualizar o seu currículo no mercado de forma online, já que a internet é muito utilizada na busca por talentos.

Além disso, mantenha os seus dados atualizados constantemente. Sendo assim, caso tranque algum curso em andamento ou conclua uma graduação, por exemplo, lembre-se de atualizar a informação no seu currículo em todas as plataformas nas quais ele estiver disponível.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.