Confira as vantagens desconhecidas da Aposentadoria por Invalidez do INSS

A aposentadoria por invalidez do INSS é um direito previsto pela Previdência Social destinado a pessoas que sofrem de enfermidades graves e incapacitantes. Essa modalidade de aposentadoria oferece uma série de benefícios adicionais que muitos segurados desconhecem. Neste artigo, vamos explorar os critérios para solicitar a aposentadoria por invalidez, as doenças que garantem esse direito e os benefícios extras aos quais o segurado tem acesso.

Solicitando a Aposentadoria por Invalidez do INSS

O procedimento para solicitar a aposentadoria por invalidez do INSS é criterioso e requer a comprovação de que o indivíduo se enquadra nos requisitos preestabelecidos. O primeiro passo é ser um segurado da Previdência Social, o que se obtém através das contribuições previdenciárias realizadas pelo trabalhador. Essas contribuições podem ser efetuadas de diversas maneiras, seja por desconto em folha para trabalhadores assalariados, pela Guia da Previdência Social (GPS) para contribuintes individuais ou pelo Documento de Arrecadação Simplificado (DAS) para Microempreendedores Individuais (MEIs).

Quem tem direito à Aposentadoria por Invalidez do INSS?

Para ter direito à aposentadoria por invalidez do INSS, é preciso comprovar uma incapacidade total e permanente para o trabalho. Essa incapacidade deve ser considerada incurável, irreversível ou sem previsão de recuperação. Vale ressaltar que a maior parte dos segurados com direito a esse benefício, iniciam o processo recebendo o auxílio-doença e ao longo do tratamento identificam a impossibilidade de uma melhora e requerem a conversão para a aposentadoria por invalidez.

Doenças que Garantem a Aposentadoria por Invalidez

Diversas enfermidades permitem o acesso à aposentadoria por invalidez sem a necessidade de cumprir o período de carência mínimo estabelecido. Estas incluem:

  1. HIV/AIDS
  2. Alienção Mental
  3. Cardiopatia Grave
  4. Cegueira
  5. Contaminação por Radiação
  6. Doença de Paget em Estados Avançados
  7. Doença de Parkinson
  8. Esclerose Múltipla
  9. Espondiloartrose Anquilosante
  10. Fibrose Cística (Mucoviscidose)
  11. Hanseníase
  12. Nefropatia Grave
  13. Hepatopatia Grave
  14. Neoplasia Maligna (Câncer)
  15. Paralisia Irreversível e Incapacitante
  16. Tuberculose Ativa

Vantagens Desconhecidas da Aposentadoria por Invalidez do INSS

Além do pagamento regular da aposentadoria, o segurado por invalidez tem direito a uma série de benefícios adicionais que muitos desconhecem. Esses benefícios podem fazer uma grande diferença na vida do aposentado, especialmente aqueles que enfrentam doenças crônicas ou condições incapacitantes. Vamos explorar alguns desses benefícios:

Auxílio-Doença para Dependentes

Uma vantagem pouco conhecida da aposentadoria por invalidez é o direito ao auxílio-doença para dependentes. Isso significa que, caso o segurado tenha dependentes financeiros, eles também podem receber um benefício mensal caso fiquem incapacitados temporariamente para o trabalho.

Renda Mensal Vitalícia

Outro benefício desconhecido é o direito a uma Renda Mensal Vitalícia, que garante estabilidade financeira ao aposentado por invalidez. Essa renda adicional pode ser fundamental para cobrir despesas médicas e outras necessidades específicas que surgem em decorrência da incapacidade.

13º Salário

Assim como os demais aposentados, aqueles que recebem aposentadoria por invalidez também têm direito ao 13º salário, um benefício adicional que pode ajudar nas despesas de final de ano.

Assistência Médica e Acesso a Medicamentos

Segurados por invalidez do INSS têm direito à assistência médica e acesso a medicamentos, especialmente quando relacionados à sua condição incapacitante. Em alguns casos, esses serviços podem ser oferecidos com custos reduzidos, o que pode aliviar o impacto financeiro desses tratamentos.

Programas de Reabilitação Profissional

Para aqueles que desejam retornar ao mercado de trabalho, a aposentadoria por invalidez também oferece programas de reabilitação profissional. Esses programas visam auxiliar o segurado a adquirir novas habilidades ou adaptar-se às suas limitações, possibilitando uma reintegração no mercado de trabalho.

Isenção de Impostos

Outra vantagem desconhecida da aposentadoria por invalidez é a isenção de impostos para o valor recebido como aposentadoria. Essa isenção pode representar uma economia significativa para o aposentado, que pode direcionar esses recursos para outras necessidades.

Procure auxílio de um profissional

Conhecer os benefícios e vantagens da aposentadoria por invalidez do INSS é fundamental para garantir uma vida mais tranquila e segura ao segurado. Além do pagamento regular da aposentadoria, é possível ter acesso a benefícios adicionais, como auxílio-doença para dependentes, renda mensal vitalícia, 13º salário, assistência médica e acesso a medicamentos, programas de reabilitação profissional e isenção de impostos. Casos como esses devem ser sempre analisados individualmente por um advogado previdenciário para garantir que todos os direitos do segurado sejam cumpridos.

Comentários estão fechados.