Confira as Soluções Desenvolvidas Para Tornar o Pix Acessível e Inclusivo
Confira algumas medidas adotadas pelos bancos e estimuladas pelo BC para que o Pix se torne uma ferramenta inclusiva para pessoas com necessidades especiais.
Confira algumas soluções desenvolvidas pelas instituições bancárias para tornar o Pix mais acessível e inclusivo
Conforme informações oficiais, o Banco Central definiu diretrizes de acessibilidade para a experiência do usuário, as quais precisam ser observadas pelas instituições que ofertam o Pix aos clientes finais.
Adicionalmente, o BC atua como indutor da adoção de soluções, para que as instituições possam ofertar o Pix de maneira inclusiva, adotando mecanismos para que esses clientes possam usá-lo de forma autônoma.
Sendo assim, confira algumas soluções desenvolvidas pelas instituições bancárias para tornar o Pix mais acessível e inclusivo. Vamos exemplificar algumas soluções apontadas na página de acessibilidade do BCB.
Instituição: ACESSO SOLUCOES PAGAMENTO SA
Público-alvo: usuário com deficiência visual, baixa visão ou daltonismo; usuário com deficiência auditiva; usuário com deficiência física/ mobilidade reduzida.
Soluções desenvolvidas para tornar o Pix acessível
Pessoa com Deficiência Visual:
Conforme informações oficiais, desenvolve aplicativo que não utiliza fotos, ícones ou teclas que dificultam a ação dos leitores de tela, ou que criem barreiras à plena usabilidade pela pessoa com deficiência visual.
Utiliza apenas solução nativa do sistema operacional, no site, para leitura de tela, tamanho da fonte e contraste.
Pessoa com Deficiência Auditiva:
Bem como, não utiliza recursos sonoros na interação com as funcionalidades do site e do aplicativo.
Pessoa com Deficiência Física / Mobilidade Reduzida:
Além disso, utiliza apenas solução nativa do sistema operacional do aparelho móvel ou site em relação a comandos de voz.
Instituição: BCO BRADESCO S.A.
Público-alvo: usuário com deficiência visual, baixa visão ou daltonismo; usuário com deficiência auditiva; usuário com deficiência física/ mobilidade reduzida.
Soluções desenvolvidas para tornar o Pix acessível
Pessoa com Deficiência Visual
Conforme informações do BC, utiliza apenas solução nativa do sistema operacional do aparelho móvel, para leitura de tela, tamanho da fonte e contraste.
Além disso, desenvolve aplicativo que não utiliza fotos, ícones ou teclas que dificultam a ação dos leitores de tela, ou que criem barreiras à plena usabilidade pela pessoa com deficiência visual.
Utiliza apenas solução nativa do sistema operacional, no site, para leitura de tela, tamanho da fonte e contraste.
Bem como, site não utiliza fotos, ícones ou teclas que dificultam a ação dos leitores de tela, ou que criem barreiras à plena usabilidade pela pessoa com deficiência visual.
Pessoa com Deficiência Auditiva
Sendo assim, o Bradesco utiliza intérprete em Libras.
Não utiliza recursos sonoros na interação com as funcionalidades do site e do aplicativo.
Utiliza, no site ou no aplicativo, vídeos curtos e explicativos sobre Pix direcionados às pessoas com deficiência auditiva, para atendimento de principais dúvidas, na forma de Perguntas Frequentes, ou FAQ.
Pessoa com Deficiência Física / Mobilidade Reduzida
Utiliza solução proprietária, no aplicativo do aparelho móvel ou site, direcionadas a pessoas com mobilidade reduzida.
Outro: citar – Canal ATM: Na tela inicial temos botões de acessibilidade exclusivos para cadeirantes, deficientes visuais ou auditivos. Especificamente para cadeirantes, o acesso se dá com a alteração do padrão dos botões de ação do formato touch para numérico, em que é possível utilizar as funções nos botões laterais ou diretamente no teclado físico da máquina.