Confira as profissões que irão se destacar com o uso da inteligência artificial (IA)

O avanço da tecnologia deve mudar o mercado de trabalho

Atualmente, pessoas de todo o mundo têm utilizado massivamente algoritmos embasados pela Inteligência Artificial (IA). De fato, uma notícia que tem circulado nos noticiários e nas redes sociais é sobre o Chat GPT, capaz de simular diálogos humanos, conversas complexas e responder a inúmeras perguntas.

Todavia, tem se discutido como a IA será utilizada e algumas dúvidas surgem a seu respeito, como por exemplo, se a tecnologia irá tomar lugar de alguns profissionais. Há uma ansiedade a respeito e uma busca por resposta, pois a sua utilização em determinados setores pode tornar o trabalhador irrelevante.

A Inteligência Artificial também está presente na computação, robótica, engenharia, redes sociais, assistentes virtuais, mecanismos de buscas e muito mais. Se por um lado há uma preocupação com a perda de emprego, por outro, profissionais especialistas na IA podem obter inúmeras oportunidades com o novo mercado.

Estas novas profissões irão permitir ao trabalhador utilizar a IA de diversas maneiras. Vale ressaltar que a tecnologia é atual e inovadora e espera-se que dessa forma, sua utilização deva ser implementada nas empresas aos poucos. Os profissionais especialistas encontrarão um mercado farto, com ótimos salários.

Engenheiro de software IA

Um software é um tipo de serviço computacional que realiza determinadas ações nos sistemas de computadores. Ele é um programa presente em vários dispositivos como computadores, celulares, tablets, televisores, etc. É um sistema de processamento de dados. O engenheiro, dessa maneira, desenvolve estes softwares.

Em síntese, o engenheiro de software pode desenvolver programas como jogos, sites e aplicativos. A procura por esse tipo de profissional já é grande, com grandes oportunidades, salários e uma ótima carreira. Espera-se que estes trabalhadores tenham um papel fundamental no desenvolvimento de IA.

Cientista de Machine Learning

O Machine Learning, ou em português, aprendizado automático, tem relação com o desenvolvimento da IA, já que através de uma série de algoritmos, permite aos computadores identificar padrões em dados massivos e realizar previsões. Analogamente, é como se a máquina realmente aprendesse.

A princípio, o Machine Learning pode ser considerado uma subcategoria da IA, que auxilia na reprodução do comportamento humano. É como se a máquina fosse inteligente, aprendendo coisas novas a todo o momento. O profissional que trabalha na área tem grandes chances de ser contratado, com um ótimo salário.

Engenheiro de Processamento de Linguagem Natural

Pode-se considerar a linguagem natural como a empregada pelas pessoas. O Processamento de Linguagem Natural (PLN) está relacionado à IA tendo em vista que auxilia a máquina, o computador, a entender o vocabulário humana. Através dessa tecnologia, o computador obtém uma maior percepção de dados estruturais.

A tecnologia é utilizada, por exemplo, quando o usuário digita uma palavra e ela é corrigida automaticamente, ou no momento em que se faz uma pesquisa, e o sistema de buscas entende as informações antes mesmo de se digitar toda a frase. Os profissionais da área podem trabalhar com chatbots e assistentes virtuais.

Engenheiro de visão computacional IA

A visão computacional é um campo da ciência da computação e tem relações diretas com a utilização da IA. Ela estuda o processamento de vídeos e imagens do mundo físico, real. Ela pode ser bastante útil para o desenvolvimento tecnológico de sistemas artificiais. O Google Lens é um ótimo exemplo de sua aplicação.

Ele é um aplicativo que reconhece imagens, criado pelo Google, que traz informações importantes através de uma análise visual. O profissional que trabalha como engenheiro nesta área deverá obter diversas oportunidades. Em suma, o mercado de trabalho é bastante promissor, com ótimos salários.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial veio para ficar. É uma tecnologia inovadora que estará cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, nas empresas, e na utilização da internet. Além disso, a IA deverá facilitar alguns trabalhos como por exemplo, o atendimento a clientes, e o desenvolvimento de textos e imagens.

Em conclusão, a IA está sendo aplicada há alguns anos, mas provavelmente ela irá evoluir, apresentando aos seus usuários inúmeras funções e ferramentas. O desenvolvimento tecnológico irá mudar hábitos e algumas aplicações. O profissional que deseja se destacar neste cenário deve conhecer a tecnologia a fundo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.