Confira as consequências de se divulgar uma FAKE NEWS

O compartilhamento de boatos pode ser considerado um crime

Através da internet com suas redes sociais é comum a divulgação de notícias através destas ferramentas. No entanto, é preciso tomar uma série de cuidados, pois elas na verdade podem ser uma Fake News. Neste caso é interessante conferir a sua veracidade antes de compartilhar com seus amigos e familiares.

As Fake News nada mais são do que notícias inverídicas, falsas, distribuídas deliberadamente, através de boatos, em diversos tipos de mídias. As consequências deste tipo de divulgação podem ser desastrosas, afetando a honra da pessoa, por exemplo, e por muitas vezes são um tipo de crime grave.

Todavia, a internet garantiu às pessoas vários benefícios em sua utilização, oferecendo uma maneira de conectar seus usuários mesmo estando distantes fisicamente. No entanto, ela também tem seu lado ruim, visto que acabou sendo um lugar onde é possível disseminar todo o tipo de informação.

A princípio, as Fake News passaram a se popularizar nas redes sociais, em sua divulgação e compartilhamento. É preciso observar que estas informações podem impactar na vida de pessoas não só na internet, mas em sua vida pessoal, com várias consequências para as vítimas das notícias falsas.

Mentiras compartilhadas

É muito comum que as pessoas já tenham compartilhado um fato que não era verdade. As Fake News já fazem parte de nosso cotidiano, sendo necessário tomar as devidas precauções para não distribuir mentiras nas redes sociais. As consequências são várias, principalmente quando crianças estão envolvidas.

A população tem discutido cada vez mais as Fake News. Aliás, ela se tornou um fenômeno midiático, tendo ganhado grandes proporções. Muito tem se falado sobre quais penalidades seriam aplicadas no caso da disseminação de mentiras e boatos na internet e nas redes sociais de todo o país.

Como saber se uma notícia é falsa

Qualquer pessoa pode receber uma notícia falsa em sua rede social, sendo necessário tomar um certo cuidado ao ler tudo o que aparece em sua frente. As informações são facilmente compartilhadas, através de um clique do mouse é possível enviar um boato para centenas, senão milhares de pessoas.

Este não é um fenômeno brasileiro, ele é mundial. Atualmente é muito comum a disseminação de fatos sobre diversos tipos de pessoas, sejam famosas, ou não. Estas notícias se propagam rapidamente pelas redes sociais, e o pior, parecem que são verdade. Vale ressaltar que o termo Fake News, significa notícias falsas.

O avanço da tecnologia pode ter transformado o mundo da informação, conectando pessoas de qualquer parte do planeta. No entanto, ela também possui um aspecto negativo, possibilitando o compartilhamento de Fake News, de boatos, de uma forma nunca antes vista, que pode causar sérios prejuízos à pessoa.

Em síntese, utilizam-se vários recursos tecnológicos, como por exemplo, vídeos, animação, montagem, edição, robôs virtuais, ou mesmo um simples texto compartilhado em um perfil do Facebook. As notícias falsas aparecem de diversas maneiras e formatos,  o que pode fazer com que muitas pessoas acreditem.

Rápida divulgação

Através destes recursos midiáticos, a Fake News chama a atenção das pessoas e acabam sendo compartilhadas rapidamente nas redes sociais. Seus títulos normalmente são alarmantes e urgentes, e solicitam logo seu compartilhamento. Há uma difusão delas nas redes sociais e nos sites da internet.

Quem tiver dúvida sobre a veracidade de uma notícia, deve pesquisar em outros sites em busca de conferir se não é uma mensagem falsa. As Fake News podem causar uma série de prejuízos, inclusive financeiros, podendo também incitar o medo, causar acidentes, e muito mais.

Analogamente, não há uma legislação brasileira específica para este tipo de crime. No entanto, o Código Penal prevê algumas punições para pessoas que espalham boatos e notícias falsas. De fato, muitas pessoas consideram as Fake News um crime contra a honra, já que podem prejudicar a imagem de alguém.

São previstos três tipos de crime neste caso, como a injúria, quando a dignidade de uma pessoa é ofendida, com detenção de 1 a 6 meses, além do pagamento de multa; difamação, quando há a ofensa à reputação de alguém publicamente, com multa e pena de 3 meses a um ano de prisão.

Outro crime é o de calúnia, que se caracteriza quando alguém acusa uma pessoa sem ter provas, e tem uma pena de prisão de 6 meses a 2 anos, mais a aplicação de uma multa. Em conclusão, antes de compartilhar qualquer notícia, é preciso observar se ela é realmente verídica para ficar longe de problemas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.