Currículo Lattes e CNPq – A Plataforma do Conhecimento

O currículo Lattes é para docentes, pesquisadores e discentes 

O currículo Lattes objetiva armazenar o histórico do docente, pesquisador e discentes de todo o Brasil. Por isso, é importante que os profissionais se atentem na elaboração desse tipo de currículo.

Em 1999 o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou o sistema do currículo Lattes.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)  utiliza o currículo Lattes para conceder bolsas 

Trata-se de uma plataforma online criada com o objetivo de integrar em uma única base nacional os dados de todos os profissionais de diversas áreas do conhecimento.

O CNPq utiliza essa plataforma para conceder bolsas de pesquisas, bem como, instituições utilizam o Lattes como requisito em cursos de mestrado e doutorado. Além disso, também é utilizada para aprovações de perfis profissionais por agências e órgãos públicos.

Importante para ingressar em curso de mestrado 

Esse é o principal sistema utilizado para bolsas de pesquisas no Brasil. O currículo Lattes é importante para quem pretende ingressar em um curso de mestrado e conseguir uma bolsa de pesquisa.

Cadastro 

A plataforma Lattes é aberta, basta acessá-la, clicar em  “cadastrar novo currículo” e prosseguir com suas informações pessoais. A plataforma solicita uma foto, por isso, deve inserir uma foto formal.

Foco na formação acadêmica

A formação acadêmica é um dos pontos mais importantes do seu currículo, insira o nome da instituição, curso, ano de início e conclusão. 

Tese de mestrado e professor orientador

Para quem já possui uma graduação, mestrado ou doutorado, é necessário informar o título da tese e nome completo do orientador. 

As suas informações profissionais devem ser inseridas caso você já esteja atuando na área. Caso contrário, é só seguir adiante. A área de atuação e idiomas são pontos fundamentais do seu currículo Lattes.

Mantenha seus dados atualizados na plataforma 

É importante manter seus dados atualizados sempre que concluir um curso ou alterar seus histórico, pois a atualização de dados é importante para que possa aproveitar oportunidades no seu mercado de atuação. 

Disponibilidade dos dados de grupos de pesquisa, professores, pesquisadores e alunos 

A Plataforma Lattes oferece ao usuário o serviço Lattestats, que fornece informações qualificadas e atualizadas, os dados são separados por Região, Instituição e Sexo/Idade.

A extração de dados dos currículos e Grupos de Pesquisa estão disponíveis a todas as instituições de ensino e pesquisa e inovação do País. Dessa forma, é possível  obter os dados de seus grupos de pesquisa, professores, pesquisadores e alunos registrados na Plataforma Lattes.

Para cadastrar os seus dados, alterar o seu currículo ou consultar algum profissional cadastrado na plataforma Lattes, basta acessar o site oficial (lattes.cnpq.br).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.