Concurso Unificado: candidato vai poder levar caderno de prova?

Provas serão em maio

Falta menos de 20 dias

O concurso unificado tem sido um dos editais mais esperados até o momento. Vale lembrar que as provas vão acontecer dia 05 de maio.

Afinal, os candidatos poderão levar caderno de provas? Veja.

Provas do concurso unificado

Faltando menos de 20 dias para a realização das provas do Concurso Nacional Unificado, a organização do certame está reforçando informações essenciais sobre essa etapa crucial. No dia 5 de maio, os candidatos terão uma importante tarefa pela frente, porém, algumas práticas comuns em outros concursos não serão permitidas.

Conforme esclarecido pelo coordenador-geral de logística do CNU, Alexandre Retamal, uma das principais mudanças é que os candidatos não poderão levar os cadernos de prova para casa. Essa prática, amplamente adotada em outros concursos e apreciada pelos concurseiros, não será autorizada pela Fundação Cesgranrio, organizadora do evento.

Regras de segurança

Retamal explica que essa medida visa garantir a segurança do processo e prevenir possíveis fraudes. Os candidatos serão obrigados a sair do local de prova durante o intervalo para o almoço e retornarão para a segunda parte da prova com o mesmo cartão de inscrição utilizado pela manhã.

A Fundação Cesgranrio não é conhecida por permitir que os candidatos registrem suas respostas nos cartões de inscrição, e esta prática também não será autorizada no Concurso Nacional Unificado.

Após a conclusão da etapa, tanto os cadernos de prova quanto os cartões de resposta de cada candidato serão disponibilizados na internet, na área do candidato, no mesmo dia. Isso permitirá que todos tenham acesso às informações necessárias para conferir suas respostas.

Retamal enfatiza que qualquer tentativa de anotação nos cartões de inscrição acarretará na eliminação do candidato do certame.

Os cartões de inscrição, contendo detalhes sobre os locais de prova de cada candidato, serão divulgados em 25 de abril. Recentemente, o MGI divulgou uma lista do que é permitido e do que não é permitido levar no dia da prova.

Motivo das orientações

Todas essas orientações sobre o concurso unificado visam assegurar a lisura e a transparência do processo do CPNU, oferecendo aos candidatos todas as informações necessárias para um bom desempenho no dia do exame.

É fundamental que cada candidato esteja ciente e siga rigorosamente essas orientações para evitar qualquer tipo de contratempo durante a realização das provas.

Concurso Unificado: candidato vai poder levar caderno de prova?
Concurso Unificado: candidato vai poder levar caderno de prova? Imagem: Reprodução

Vagas concurso CNU 

concurso CNU em questão apresenta uma distribuição estratégica de vagas, contemplando uma variedade de setores e especialidades. Abaixo, destacamos a divisão das vagas por bloco, oferecendo uma visão abrangente das oportunidades disponíveis:

Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias (727 vagas): Este bloco atrai profissionais das áreas de infraestrutura, ciências exatas e engenharias, oferecendo uma gama de oportunidades para especialistas nesses campos cruciais.

Bloco 2 – Tecnologia, Dados e Informação (597 vagas): Voltado para especialistas em tecnologia da informação, ciência de dados e áreas correlatas, este bloco reflete a crescente demanda por profissionais nesse setor em constante evolução.

Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas (530 vagas): Profissionais voltados para as áreas ambientais, agrícolas e biológicas encontrarão oportunidades significativas neste bloco, alinhado ao crescente foco em sustentabilidade.

Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor (971 vagas): Este bloco abrange vagas relacionadas ao bem-estar e à saúde dos servidores, além de oportunidades no campo do trabalho. Uma oferta robusta de posições reflete a importância dessas áreas.

Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (1.016 vagas): Oferecendo uma gama diversificada de vagas, este bloco abrange setores vitais como educação, saúde, desenvolvimento social e direitos humanos, refletindo o compromisso com o bem-estar da sociedade. Confira mais blocos do concurso CNU .

Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação (359 vagas): Profissionais interessados em economia, regulação e setores econômicos específicos encontrarão oportunidades neste bloco, crucial para o funcionamento eficiente de diversas indústrias.

Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública (1.748 vagas): Este bloco abriga um número significativo de vagas relacionadas à gestão governamental e administração pública, destacando a importância dessas funções para o bom funcionamento do aparato estatal.

Bloco 8 – Nível Intermediário (692 vagas): Para aqueles que possuem habilidades em nível intermediário, este bloco oferece uma gama de oportunidades, abrangendo diferentes áreas e proporcionando um caminho acessível para ingresso no serviço público.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.