Concurso TJ SP: edital publicado com 60 vagas; inscreva-se!

Não deixe de conferir

O concurso TJ SP ( Tribunal de Justiça de São Paulo) anuncia que o edital com 60 vagas foi publicado. As oportunidades serão para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário.

Os interessados deverão se inscrever entre os dias 27 de março e 05 de maio, pelo portal Vunesp, banca organizadora. A taxa de inscrição é R$ 81.

Vagas concurso TJ SP 

As oportunidades são para nível médio. Confira a tabela:

CARGOSVAGASSALÁRIO
Escrevente Técnico Judiciário60R$ 5.480,54*

Vale lembrar que os aprovados ainda receberão benefícios de auxílio-alimentação, saúde e transporte.

Como serão as provas do concurso TJ SP ?

A aplicação está prevista para o dia 2 de julho de 2023 e as questões serão distribuídas em blocos, como segue:

  • BLOCO I: Língua Portuguesa (24);
  • BLOCO II: Conhecimentos em Direito (40); e
  • BLOCO III: Conhecimentos Gerais (Atualidades (6), Matemática (6), Informática (14) e Raciocínio Lógico (10).

A fase objetiva vai contar com 100 questões e duração de 05 horas. A etapa será avaliada na escala de 0 a 10 pontos, sendo os blocos I e II de caráter eliminatório, onde o candidato deverá acertar, no mínimo, 50% das questões de cada bloco, além do caráter classificatório. O bloco III terá apenas caráter classificatório.

O certame vai contar com duas etapas:

  • Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e
  • Prova Prática, de caráter eliminatório.

O concurso ainda conta com prova prática. Esta tem a principal função de aferir o conhecimento e habilidades do candidato, utilizando o editor de texto em microcomputador do tipo PC, em ambiente gráfico Microsoft Windows.

A avaliação constará de duas atividades (formatação e digitação), a serem realizadas como segue:

  • Formatação de um texto preestabelecido: de acordo com as instruções a serem dadas quando da aplicação da prova, que será desenvolvida em microcomputador do tipo PC com processador Intel® ou similar, utilizando-se de editor de texto Microsoft Word 2016 ou superior em ambiente gráfico Microsoft Windows e teclado com configurações ABNT 2.
  • Serão observados os erros cometidos nos seguintes itens: tipo de fonte, tamanho da fonte, formatação da fonte: negrito, itálico e sublinhado, alinhamento do texto, espaçamento do texto (entre linhas, entre parágrafos), margem e parágrafo.

Edital em andamento

O novo edital do concurso TJ SP  vai ter provas no dia 02 de julho de 2023. A formatação será pontuada de 0 a 2 pontos. Para cada ocorrência de erro de formatação diferente, extra ou a falta do que for solicitado, será descontado 0,2 ponto. A nota 2 será atribuída para a formatação correta do texto, sem erros, em no máximo 5 minutos.

Vale lembrar que o concurso TJ SP está com outro edital aberto. Neste certame constam as seguintes informações:

  • 1º edital – 400 vagas para a comarca da Capital:
    • Inscrições: 17 de fevereiro a 28 de março
    • Provas: 28 de maio

Nomeação do edital de 400 vagas

Com o principal objetivo de prover as unidades judiciais e administrativas com número de servidores suficiente para melhorar a prestação jurisdicional e o atendimento ao jurisdicionado, o certame foi anunciado. Todas as vagas são destinadas para a capital São Paulo.

Apesar de ter ocorrido um edital em 2021, o juiz esclareceu que o número de convocações foi abaixo do necessário para as atividades do órgão. As contratações foram para vagas imediatas e formação de cadastro reserva.

O concurso em vigência (de 2021) proporciona o incremento das unidades, no entanto, o número de candidatos habilitados é finito e, portanto, foi necessária a realização do novo concurso para possibilitar a continuidade de nomeação de mais novos servidores”.

De acordo com levantamentos que aconteceram em fevereiro, há ainda 800 candidatos remanescentes do último concurso aptos para nomeação. A validade da seleção é até 2024 e sobre as demais contratações, Alexandre reitera: “A proposta é providenciar as nomeações até final da prorrogação e, ocorrendo o esgotamento dentro do prazo de vigência, tendo o novo concurso homologado, iniciamos as nomeações dos candidatos aprovados no concurso que se iniciou”.

Novo concurso homologado no segundo semestre

O novo certame tem prazo para ser homologado no segundo semestre e as nomeações devem acontecer a partir do momento que não tiver mais candidatos remanescentes, frutos do edital anterior.

É importante pontuar que o TJ de São Paulo tem o costume de convocar excedentes no decorrer do prazo de validade das seleções. Para Alexandre Andretta dos Santos, em caso de disponibilidade orçamentária para as nomeações, essa tendência deve ser seguida no novo concurso. 

Ele ainda pontuou que novos estudos estão sempre sendo feitos a fim de promover o bom desenvolvimento das atividades de cada unidade judicial do órgão:

“Quanto às aposentadorias, apesar de mensalmente vários servidores completarem os requisitos para solicitá-la, muitos ainda permanecem nos quadros do Tribunal, não sendo possível adotar como critério para justificar a reposição do quadro funcional. É certo porém que, quando ocorre a aposentadoria de fato e a justificativa da necessidade da reposição do servidor ou servidora na unidade, a solicitação é avaliada pela Presidência para atendimento”.

Sobre concursos para outros cargos, o juiz não confirmou, contudo, destacou que análises estão sendo realizadas e a demanda de servidores está sempre em observação.

Sobre as inscrições do concurso TJ SP

As inscrições do concurso TJ SP ( Tribunal de Justiça de São Paulo)  estão abertas. As vagas serão para escrevente. Ao todo são 400 oportunidades.

Os interessados poderão se inscrever até 28 de março, por meio do portal Vunesp. Vale lembrar que candidatos amparados pela Lei Estadual nº 12.782 puderam solicitar a redução de 50% do valor poderão solicitar isenção até o dia 24 de fevereiro, através do portal da banca.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.