Concurso SEFAZ RR 2022 está na fase de escolha da banca organizadora!

Concurso apenas ocorrerá no próximo ano visto que este de 2022 terá as eleições.

Depois de finalizar um concurso, a SEFAZ RR (Secretaria de Fazenda de Roraima) anunciou novo certame em 2023. Desse modo, aqueles que desejam concorrer a novas vagas já podem começar a se preparar.

No momento, a Secretaria iniciou o processo de escolha da banca organizadora. Conforme aviso publicado nesta terça-feira, 14 de junho, as propostas das empresas interessadas devem ser enviadas até o dia 30.

De acordo com o documento, o concurso SEFAZ-RR vai contar com 54 vagas, sendo 33 para os cargos do Centro de Tecnologia da Informação Fazendária (Cetif) e 21 para o posto de técnico de tributos estaduais.

Para Cetif, as oportunidades serão distribuídas pelas seguintes funções: desenvolvedor de software (12 vagas); implementador de software (10 vagas); administrador de banco de dados (03 vagas); administrador de redes de dados (03 vagas); e técnico em infraestrutura de tecnologia da informação (05 vagas)

Todos os cargos exigem nível superior, com exceção da função de técnico de TI, que requer o nível médio completo, com técnico em Informática ou em Programação de Computadores.

De acordo com informações do presidente do Sindicato dos Técnicos de Tributos do Estado de Roraima, Rarison Tataíra, o próximo concurso é uma demanda antiga da categoria.

A Secretaria formou a comissão organizadora do certame. O documento foi publicado no dia 13 de maio. A portaria traz o presidente e os membros da equipe que irão trabalhar no projeto básico do edital.

“A Secretaria da Fazenda de Roraima não realizava concurso há cerca de 15 anos, o que é inadmissível visto a necessidade nessa área, e, depois de dar o passo importante que foi realizar o concurso público para auditores, a equipe se dedicará ao planejamento do novo concurso para atender às necessidades da área técnica também”, disse o governador de Roraima, Antonio Denarium.

Entenda o que já se sabe sobre a decisão do órgão.

SEFAZ nomeou 30 auditores fiscais

No dia 23 de março, o governador Antonio Denarium nomeou 30 auditores fiscais. Isto é, aqueles que tiveram aprovação no Concurso Público de Auditor Fiscal da SEFAZ RR.

De acordo com o edital original, portanto, seriam:

  • 20 vagas imediatas.
  • 10 vagas para o cadastro de reserva.

No entanto, o governador indicou que seria possível nomear todas as vagas de forma imediata. Nesse sentido, ele falou sobre a mudança.

“Fizemos um levantamento das necessidades atuais e concluímos que poderíamos nomear de imediato todos os 30, pois o concurso foi planejado para que todos os aprovados fossem convocados este ano. É o Governo do Estado fazendo investimentos na Secretaria de Fazenda do Estado”, explicou.

Então, depois da cerimônia de posse, no dia 31, os novos auditores irão para suas lotações.

Secretaria não fazia concursos há 15 anos

Além da nomeação de todas as vagas, o evento também marcou uma mudança depois de 15 anos sem concurso.

Dessa forma, o secretário da SEFAZ, Marcos Jorge, entende que o dia foi histórico para o Fisco do estado. Isto é, tendo em vista o tempo sem esta seleção. Assim, esta trará um maior dinamismo para os trabalhos da Secretaria.

“Quero agradecer ao governador Antonio Denarium por todo o apoio que tem dado ao nosso Fisco estadual, à nossa Secretaria da Fazenda. Estamos fazendo uma verdadeira revolução e transformação e esses novos auditores vão fazer, com certeza, um trabalho muito bom pelo fortalecimento das finanças públicas do estado de Roraima”, declarou o secretário.

Além disso, este também comentou sobre os benefícios desta reposição na carreira.

“Os novos auditores serão lotados nas unidades da Sefaz em Boa Vista ou em algum dos municípios onde a Secretaria tem posto de fiscalização, ou seja, vamos reforçar o quanto antes a equipe para que possamos melhorar ainda mais a prestação dos serviços na área fiscal”, completou.

Como é a carreira de Auditor?

O concurso da SEFAZ que acabou de fazer suas nomeações se destinou a 30 vagas para o cargo de Auditor Fiscal de Tributos Estaduais. Portanto, a carreira exige nível superior completo em qualquer área, ou seja, de qualquer tipo de curso.

Ademais, esta concede uma remuneração inicia de R$ 2.412,97 junto de uma Gratificação de Estímulo à Produtividade. Dessa maneira, é possível que estes profissionais obtenham um valor maior, bem próximo do teto salarial da administração pública.

Em relação à carga horária, estes profissionais possuem uma jornada de 40 horas por semana. No entanto, é possível que se realize um sistema de rodízio de períodos diurnos e noturnos, quando necessário. Assim, no caso de uma escala de trabalho de 24 horas, deve haver 72 horas de descanso antes de se iniciar outra escala de trabalho.

Como foi o concurso?

Aqueles que desejaram concorrer a estas vagas, então, passaram por uma Prova Objetiva em 07 de novembro de 2021. Ao todo, foram 3.740 inscrições, contudo, 905 dos candidatos não estiveram presentes nos locais de provas.

Isto é, de forma que houve um percentual de 24,19% de abstenção, o que é uma taxa boa, em comparação com outros certames no país.

A Prova Objetiva teve caráter eliminatório e classificatório, com a duração de 5 horas. Assim, foi necessário responder 100 questões, das quais 50 foram de Conhecimentos Gerais com as seguintes disciplinas:

  • 10 de Língua Portuguesa
  • 03 de Matemática e Estatística
  • 02 de Administração Pública e Economia
  • 06 de Direito Constitucional
  • 06 de Direito Administrativo
  • 05 de Direito Civil e Direito Empresarial
  • 03 de Direito Penal
  • 15 de Contabilidade

Além disso, outras 50 questões foram de Conhecimentos Específicos, sendo:

  • 20 de Direito Tributário
  • 30 de Legislação Tributária

Portanto, apenas conseguiu a aprovação aqueles que conseguiu 15 pontos na primeira e 30 na segunda.

SEFAZ confirma novo concurso para 2023

No dia 31 de março, os 30 Auditores da SEFAZ participaram da cerimônia de posse. Assim, nesta ocasião, houve a confirmação de um novo concurso em 2023.

Portanto, para o próximo ano espera-se um total de 54 vagas, quais sejam:

  • 33 vagas para cargos do Centro de Tecnologia da Informação Fazendária (Cetif)
  • 21 vagas para Técnico de Tributos Estaduais.

O certame não poderá ocorrer neste ano de 2022 em virtudes das eleições federais e estaduais.

Nesse sentido, o governador de Roraima, Antonio Denarium, confirmou a informação.

“A Secretaria da Fazenda de Roraima não realizava concurso há cerca de 15 anos, o que é inadmissível visto a necessidade nessa área, e, depois de dar o passo importante que foi realizar o concurso público para auditores, a equipe se dedicará ao planejamento do novo concurso para atender às necessidades da área técnica também”, declarou.

No entanto, ainda não é possível saber se as vagas, de fato, serão para estes cargos, o que apenas se confirmará com um edital público. Para divulgar este documento, então, ainda será necessário formar uma Comissão Organizadora e contratar uma Banca Examinadora.

Apenas assim, o edital terá informações como remuneração, atribuições e formato da prova, por exemplo. De qualquer maneira, aqueles cidadãos que desejam trabalhar na SEFAZ dentro desta área já podem se preparar. Com o período de um ano, então, o candidato terá ainda mais chances de conseguir sua vaga.

Existem cargos vagos na Secretaria?

Uma das informações mais importantes para considerar o número de vagas de um concurso público é quantos cargos de cada carreira existem no órgão. Isto é, conferindo a quantia que este deveria ter, de acordo com legislações ou outras normas, e quantas estão, de fato, preenchidas.

Nesse sentido, já se sabe que a SEFAZ possui 47 vagas preenchidas de Auditor Fiscal de Tributos Estaduais, ao passo que são 143 vagos. Para o cargo de Técnico de Tributos Estaduais, então, são 22 vagas preenchidas e 218 cargos vagos.

Desse modo, é possível esperar que o próximo concurso leve estes números em conta. Ademais, é importante lembrar que, além de vagas imediatas, a Secretaria também deve abrir reserva de vagas, o que permite mais candidatos chamados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.