Concurso Sefaz RJ: edital com 60 vagas já está em andamento; saiba mais!

Veja todos os detalhes

O concurso Sefaz RJ ( Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro) pode ter edital liberado a qualquer momento. Isso porque, foi confirmado o andamento da seleção.

As vagas, assim como realização do certame, estão previstos no Plano de Recuperação Fiscal. Das 50 vagas, 30 são para o cargo de Auditor Fiscal, 10 para Analista de Fazenda e 10 para Agente de Fazenda.

Mediante a situação, aumenta-se ainda mais a expectativa de liberação do edital. É importante pontuar que o Plano de Recuperação Fiscal trata-se de uma lista de metas, assim como ajustes e prazos para implementação de ideias estabelecidas em prol dos compromissos previamente estabelecidos.

É válido destacar que durante o período de vigência do Regime, o Estado se compromete a não violar as vedações expressamente previstas na Lei Complementar nº 159, de 2017.

Vale lembrar que os próximos trâmites envolvendo a liberação do edital é a autorização e a escolha da banca. A banca será estabelecida por meio da comissão organizadora. O grupo será responsável pelo andamento do certame.

Mais pedidos para liberação do edital

Não é a primeira vez que notícias em prol do edital do Sefaz do Rio de Janeiro são levantadas. No ano passado, em setembro, uma ata do encontro em torno do novo certame foi publicada no Diário Oficial.

Na ocasião, Cristiane Jordão Huhn, conselheira, pediu informações sobre o andamento do certame e o relator da matéria, o conselheiro Alexandre Mello Telles de Menezes, expôs o levantamento  referente ao quantitativo de vagas.

Além disso, houve o pedido por parte de Alexandre para que o tema fosse inserido entre as pautas da próxima reunião do Conselho, data que ainda será divulgada. Mediante pedido, tudo indica que o edital pode sair a qualquer momento e que o tema está em discussão pelo órgão.

Apesar do aval ainda não ter sido divulgado no Diário Oficial, Nelson Rocha, Secretário da Fazenda do Rio de Janeiro, informou que Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro tem aval para realização do concurso. De acordo com Nelson, houve a diminuição da necessidade de preenchimento de cargos para área de tecnologia, contudo, ainda assim precisa-se de novas contratações.

No ano passado no mês de abril, o Decreto nº 47.585 foi anunciado divulgando a expectativa de preenchimento de 50 cargos para a Sefaz e que serão distribuídos da seguinte forma:

  • Auditor fiscal da receita estadual: 30 vagas;
  • Analista em finanças públicas: 10 vagas;
  • Agente de fazenda: 10 vagas.

Os interessados do concurso Sefaz RJ devem se atentar aos requisitos de cada cargo. Para Agente de Fazenda, o requisito mínimo é médio, já para os outros cargos, Analista em Finanças Públicas e Auditor Fiscal da Receita Estadual o requisito é nível superior. Vale lembrar que o Decreto nº 47.585 é o mesmo que assegura os provimentos dos concursos para Polícia Civil do Rio de Janeiro, Polícia Militar e Agenersa, que já estão autorizados.

Vagas do concurso Sefaz RJ podem ser em TI

Mediante declaração do secretário da Fazenda, tudo indica que as vagas que serão ofertadas neste novo certame sejam para Tecnologia da Informação (TI). Há oferta de 30 vagas. “Precisamos hoje de pessoas mais especializadas em TI do que alguém que vai a campo, por exemplo. Atualmente, você precisa de alguém que conheça determinadas linguagens, que tenha essa base de dados para trabalhar. Isso também é fiscalização, mas com outro viés“, afirmou Nelson.

É importante frisar que podem haver mais exigências aos inscritos. Apesar do cargo seja para ensino superior em qualquer área, as provas podem exigir conhecimento teórico na área de TI, frisou o secretário. A remuneração inicial também chama atenção.

Os aprovados do concurso Sefaz RJ receberão ganhos iniciais compatíveis a R$13.186,76, contudo, esse foi o valor recebido pelos aprovados em 2013, o que significa que os ganhos poderão ser ainda maiores.

Último certame

O último concurso Sefaz RJ ofereceu 50 vagas, em 2013. Para as provas objetivas, houve a cobrança de 100 questões que foram divididas em duas etapas:

  • Prova I

Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Administração e Informática, Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos e Auditoria e Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil e Direito Penal.

  • Prova II

Direito Empresarial (Comercial), Economia e Finanças Públicas, Matemática Financeira, Estatística e Raciocínio Lógico, além de Direito Tributário, Legislação Tributária e Legislação das Receitas não Tributárias.

A validade foi de um ano, podendo ser prorrogada por igual período. Os aprovados precisaram obter pontuação mínima de 130 pontos somando as duas provas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.