Descubra como criar um título para a sua redação

Confira as dicas que separamos para você

Você consegue criar um título para a sua redação com facilidade?

A redação é um dos elementos mais importantes para a composição da nota final de diversas provas, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. 

Contudo, nem todos percebem a importância do título dentro da redação. Um bom título pode dar um toque final para o seu texto, chamando a atenção dos corretores.

Ainda, diversas provas atribuem uma série de pontos para o título. Assim, você não pode esquecer de colocar um título e esse deve ser criativo e bem pensado.

Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com dicas algumas dicas que irão te ajudar a aprender a fazer um bom título de redação. Vamos conferir!

A criatividade pode ser sua aliada

A criatividade pode surpreender o corretor da sua redação, principalmente se você conseguir criar um título criativo e que também seja adequado.

Procure usar a sua criatividade para criar um título que esteja relacionado com o seu texto e que seja também criativo. Use figuras de linguagem, comparações e citações.

Tente resumir as principias ideias do seu texto

Um título eficiente é aquele que funciona como uma espécie de resumo da sua redação, ou melhor, das principais ideias dela.

Tenha em mente que, além de funcionar como um pequeno resumo do texto, o título deve mostrar para o corretor da redação que você entendeu a proposta de maneira adequada.

Uma boa opção é escrever o seu título depois de que toda a redação estiver pronta. Assim, você já terá uma ideia dos principais tópicos do seu texto e a forma com que eles se relacionam com o tema.

Um título longo pode ser desinteressante

Não é interessante que o seu título seja muito longo. Busque usar poucas palavras para resumir a ideia do seu texto, relacionando-a com a proposta e o tema da redação.

Dessa forma, é recomendável que você evite usar frases muito longas na composição do seu título e procure ser direto. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.