Concurso Reciprev: vagas para nível médio e superior em 2023; saiba mais!

Veja todos os detalhes

O concurso Reciprev (Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores de Recife) terá edital em 2023.

O certame vai ofertar oportunidades para nível médio, técnico e superior para os cargos de assistente, técnico e analista.

Comissão concurso Reciprev

A comissão está formada desde 2022, contudo, com os trabalhos suspensos, o certame não teve o fim esperado. Entretanto, foi publicada no Diário Oficial, a portaria que permite a reabertura dos trabalhos da comissão organizadora.

Segundo o documento, o grupo terá um prazo para a conclusão das atividades pertinentes ao edital. Diante disso, o período estabelecido foi 180 dias, a contar de 1º de abril, para conclusão dos trabalhos. Dessa forma, os trabalhos da comissão, como a elaboração do edital, devem ser concluídos até outubro, cabendo prorrogação, se necessário.

A comissão será responsável por realizar os estudos sobre as cargos vagos, além de contribuir diretamente para escolha da banca. A empresa, por sua vez, vai receber as inscrições e viabilizar as etapas da seleção.

Quando aconteceu o último concurso Reciprev?

O último edital do concurso Reciprev aconteceu em 2020. Ao todo foram 15 vagas para nível médio e superior. A distribuição das vagas se deu do seguinte modo: oito eram para nível superior, três para nível técnico e quatro para nível médio. Os ganhos, na época, eram variáveis de R$1.603,50 a R$6.170, de acordo com o cargo pretendido.

As oportunidades do concurso Reciprev para nível superior foram para o cargo de analista de previdência e assistência à saúde, nas áreas de Administração, de Arquivologia, de Assistência Social, de Ciência atuarial, de Contabilidade e de Informática.

As vagas para os cargos de técnico em previdência e assistência à saúde nas áreas de contabilidade e informática. Já o nível médio, por sua vez, foram para assistente de previdência e assistência à saúde. Nesse caso, não houve cobrança de experiência ou curso técnico.

Entretanto, o edital do concurso Reciprev foi suspenso.  A banca escolhida foi a FCC e as provas aplicadas seriam para composição da fase objetiva do certame com questões de conhecimentos gerais e específicos.

De acordo o edital do concurso Reciprev da época o prazo de validade do concurso Reciprev seria de até dois anos, contados a partir da homologação do resultado final. Esse prazo ainda poderia ser prorrogado uma única vez e pelo mesmo período e, durante esse tempo. Mais aprovados poderiam ser convocados durante este tempo.

Concursos em esfera nacional com vagas em Recife

Os concursos ambientais voltaram a ser pauta em reunião. Dessa vez, o evento foi realizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

No discurso, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, falou sobre os novos editais e necessidade de contratação de servidores: “[No] governo Bolsonaro, quando a gente diz terra arrasada, [que] houve um desmonte, é um desmonte mesmo. É com esses fiscais que nós estamos trabalhando. Ainda bem que já conseguimos concurso para o Ibama, o ICMBio e o ministério, declarou.

A mesa de abertura foi composta pela presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura; a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber; o ministro Herman Benjamin, coordenador científico do simpósio; a deputada federal Célia Xakriabá; o presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior e a diretora jurídica do Banco do Brasil, Lucinéia Possar.

Não é a primeira vez que Marina Silva cita sobre os editais. Em entrevista ao jornal CNN, a ministra confirmou a autorização de três concursos ambientais.

Editais dos concursos ambientais

O concurso MMA (Ministério do Meio Ambiente), assim como outros certames, foram confirmados pela Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Os esclarecimentos se deram durante o seminário dos povos indígenas no STJ. A ministra ainda fez questão de salientar sobre as apreensões que aconteceram nos últimos três meses de governo.

Sobre o assunto, também disse que as multas ambientais cresceram em torno de 219%, em comparação com o governo anterior.

No que se refere ao desmonte dos órgãos e diminuição do quadro de servidores, salientou: “Ainda bem que já conseguimos o concurso para o Ibama, para o ICMBio, para o Ministério (do Meio Ambiente). Ainda bem que vamos convocar os que estão na reserva”.

Estão sendo esperadas neste concurso MMA 200 vagas para Agente administrativo e Analista ambiental.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.