Concurso Receita Federal: provas difíceis, gabaritos e recursos, veja tudo sobre o certame

Confira mais detalhes deste que foi um dos concursos mais concorridos

No último domingo, dia 19 de março, foram realizadas as provas objetivas do Concurso Receita Federal para os cargos de analista tributário e de auditor fiscal. A aplicação do exame foi elaborada tanto pela manhã quanto pela tarde.

As provas foram consideradas difíceis e contaram com 140 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas. No primeiro período, as questões eram relativas aos Conhecimentos Básicos, diferentemente do último, no qual as perguntas se referiam aos conteúdos de Conhecimentos Específicos.

Confira tudo sobre o Concurso Receita Federal

Agora, o maior interesse dos candidatos é acessar o gabarito e conferir o seu rendimento na avaliação. Afinal, todos já estavam muito ansiosos com o resultado, até mesmo pelo esforço prestado no tempo de estudo.

Além disso, esse momento é essencial para o caso de surgir a necessidade de entrar com algum tipo de recurso. As contestações, então, vão se basear na própria prova do Concurso Receita Federal e no seu gabarito oficial.

E quando sai o gabarito?

Em geral, a banca organizadora é que se mantém responsável pela definição de datas e pela publicação formal. Mas dessa vez, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ainda não informou detalhes sobre a divulgação do gabarito oficial.

Porém, levando em conta os processos seletivos dos anos anteriores, o gabarito costuma sair em até 2 dias após o dia da seleção. Logo, é muito provável que a instituição libere o resultado até terça, dia 21 de março.

Para mais, os cadernos de questões vão estar acessíveis no mesmo momento. De modo que seja útil tanto para consultar as alternativas quanto para auxiliar nas possíveis contestações.

E as datas dos recursos?

Infelizmente, como a Fundação Getúlio Vargas não informou as datas do gabarito do Concurso Receita Federal, o dia de abertura dos recursos está incerto. Mesmo que seja uma certeza que haverá disponibilidade para contestações.

No entanto, o próprio edital, publicado no Diário Oficial da União, afirma que o prazo será de dois úteis a partir do resultado preliminar. Então, que, como foi dito, provavelmente ocorrerá nesta terça.

Nesse contexto, a banca faz um pedido ao candidato: ser esclarecedor e objetivo e estar em posse de argumentos plausíveis e consistentes. Sem isso, a solicitação terá chances reais de ser negada.

Requisitos para aprovação do Concurso Receita Federal

Em relação à parte objetiva do processo seletivo, existem alguns critérios de classificação que envolvem o número de questões respondidas corretamente em cada grande área exigida.

Logo, é preciso obter, no mínimo, 50% de acertos em Conhecimentos Básicos e a mesma porcentagem para Conhecimentos Específicos. Além disso, o candidato não pode obter nota zero em nenhuma matéria cobrada, sendo automaticamente desclassificado.

Vagas e remuneração do Concurso Receita Federal

Ao todo, são 699 vagas disponíveis para admissão dos aprovados, distribuídas em 230 para de auditor fiscal e em 469 para analista tributário. Aqui, ambos os cargos exigem formação completa no ensino superior.

A remuneração é uma das vantagens que gerou maior interesse no Concurso Receita Federal. Visto que a função de auditor pode chegar a receber mais de 21 mil reais de salário, contando com o auxílio alimentação.

No caso do analista, seu montante atinge pouco mais de 12 mil reais, incluindo o benefício. Ainda, esses valores podem aumentar com a ascensão na carreira. Logo, podem tornar essa remuneração mais vantajosa e confortável.

Novo pedido de concurso

Além do mais, será enviado um novo pedido para abertura do processo seletivo em um futuro próximo. Assim, esse fato pode gerar animação em muitos candidatos que possivelmente não foram tão bem nas avaliações teóricas.

Essa rapidez está relacionada com o déficit de servidores dentro da instituição. De modo que as vagas disponíveis neste último edital acabaram por não serem suficientes para suprir todas as demandas.

Por isso, em entrevista, o subsecretário da Gestão Corporativa, Juliano Brito da Justa Neves, confirmou as tentativas do órgão de conseguir a autorização.

Tranquilidade e descanso

Por fim, nesse cenário, é preciso manter a calma e pensar que todo o melhor de si já foi dado. Então, se entregar à ansiedade pode atrapalhar esse momento de potencial alegria.

Fora isso, em caso de solicitação de recurso, é fundamental estar tranquilo para construir os argumentos e enviar os documentos corretamente. Sendo assim, é interessante buscar atividades relaxantes e tranquilizadoras.

De qualquer forma, é importante ficar atento as próximas atualizações sobre o concurso Receita Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.