Veja passo a passo para saber local de prova da Receita Federal

Confira como saber o local dessa prova bastante concorrida e que acontecerá no próximo domingo

O local de prova da Receita Federal já está disponível desde segunda-feira, dia 13 de março. Dessa forma, os candidatos que irão participar da avaliação devem conferir com antecedência. Ao todo, foram mais de 154 mil inscritos em diversas localidades do país, as quais sediarão o processo, considerando seu âmbito nacional.

A avaliação acontecerá no próximo domingo do mês, no dia 19 de março de 2023. Desse modo, contando com questões tanto objetivas quanto discursivas, todas de caráter classificatório e eliminatório, com base no desempenho do candidato.

Confira como saber o local de prova da Receita Federal

A banca organizadora do ano é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a qual deixou as informações necessárias disponíveis em seu site oficial: www.conhecimento.fgv.br/concursos/rfb22. A intenção, então, é manter a acessibilidade e a rapidez no acesso online pelos participantes.

Logo, além de saber o local de prova da Receita Federal, também é possível conferir outras informações como comunicados. Outros detalhes incluem as demandas de candidatos por vaga, resultados de pedidos de atendimento especial, resultados de homologação para autodeclarados negro, retificações, entre outros.

Passo a passo para saber o local

Como dito, o primeiro passo para conseguir a informação é acessar o site oficial da Fundação Getúlio Vargas. Em seguida, busque o link, disponível na página, referente à consulta do local de prova.

Depois, ficara disponível um formulário apenas com os campos para preencher o CPF e a sequência numérica de uma imagem que vai aparecer na tela. Em suma, aqueles famosos testes para constatar que o usuário não é um robô.

Por conseguinte, basta clicar em Consultar, opção que irá surgir logo após enviar os dados. Com isso, o cartão de confirmação será mostrado e ele conterá todas as mensagens importantes para o dia do exame, incluindo o local de prova da Receita Federal.

Estrutura da avaliação para a prova da Receita Federal

A primeira etapa do concurso será composta por questões objetivas e discursivas, que serão aplicadas em dois momentos do dia: pela manhã e pela tarde. Neste sentido, essa fase é tida como aquela de caráter classificatório e eliminatório.

No período matutino, a prova será de Conhecimentos Gerais, e será feita das 8 horas até às 12h30. Já no vespertino, os temas serão relacionados a Conhecimentos Específicos, além da prova discursiva, no horário de 15 horas até às 19h30.

Em seguida, a segunda fase, por sua vez, contará com um curso de formação profissional, também de caráter eliminatório. Assim, para ser definitivamente aprovado, não basta o candidato, apenas, conseguir a pré-classificação pelo conhecimento teórico da primeira etapa.

Disciplinas cobradas

O conteúdo exigido tem suas diferenciações dependendo do cargo a qual o candidato está concorrendo. No entanto, a estrutura da prova continua a mesma, contendo, inclusive, 140 questões, distribuídas entre os conhecimentos citados.

Auditor

Logo, para o cargo de Auditor, serão 90 perguntas de conhecimentos básicos pela manhã, sendo que cada disciplina vai possuir de 8 a 10 questões cada.

Então, serão 10 enunciados de língua portuguesa, estatística, economia e finanças públicas, administração geral e fluência em dados. Além disso, para língua inglesa, raciocínio lógico, administração pública, auditoria e contabilidade geral serão um total de 8 questionamentos.

Ainda, referente aos conhecimentos específicos, prova que acontecerá no turno da tarde, os temas serão: direito administrativo, constitucional, tributário e previdenciário, além de legislação tributária e aduaneira.

Analista

Em relação ao cargo de Analista, após saber o local de prova da Receita Federal, é interessante conhecer o padrão da prova. A qual, por acaso, possui menos conteúdos do que para ser admitido como Auditor.

Desse modo, a estrutura avaliativa irá se configurar da seguinte maneira dentre os conhecimentos básicos, também aplicados pela manhã: língua portuguesa e inglesa, raciocínio lógico matemático, administração geral, fluência em dados e estatística.

Sobre os conhecimentos específicos, da mesma maneira, há uma quantidade menor de assuntos. A saber: legislação tributária e legislação aduaneira, direito constitucional, direito administrativo e direito tributário.

Vagas da prova da Receita Federal

Por fim, além de saber o local de prova da Receita Federal, é importante saber sobre o número de vagas efetivas, o qual foi divulgado pelo edital há algum tempo, no total de 699.

Dentre elas, 469 estão destinadas para o cargo de Analista, enquanto 230 ficaram reservadas para Auditor Fiscal, ambos requerendo ensino superior para a admissão. A remuneração é de aproximadamente 12.142 reais e 21.487 reais, respectivamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.