Concurso público: como começar a estudar do zero (confira!)

O estudante deve se preparar com afinco e dedicação

Se você está pensando em começar agora seus estudos em busca de uma vaga em um órgão público, deve saber que é necessário ter uma grande motivação, disciplina e foco no seu dia a dia. A tarefa é árdua, mas não é impossível. Com alguns passos é possível ir bem na prova e conquistar uma vaga.

Ademais, ser um servidor público tem inúmeras vantagens, é possível trabalhar com o que gosta, ter um bom rendimento e garantir uma estabilidade empregatícia, além do fato de se ter uma boa qualidade de vida. Felizmente, é possível aprender a estudar de forma produtiva, eficiente e obter ótimos resultados.

É indicado que o concurseiro procure se conhecer melhor, ver quais hábitos devem ser mudados, qual método de estudo funciona e como assimilar as matérias mais facilmente. Quem está começando do zero pode encontrar alguma dificuldade no início, mas aos poucos é possível chegar lá.

Vale ressaltar que todos os dias milhares de editais são lançados, com opções de carreira em diversas áreas. Existem inúmeros livros, apostilas, cursos presenciais e na internet. Desse modo, o concurseiro possui várias opções para começar. No entanto, pode faltar uma orientação adequada para iniciar. É o que veremos abaixo. Confira!

1 – Faça um planejamento

É preciso se planejar bem para passar em um concurso público. Defina qual edital você quer participar, procure não atirar para todos os lados. Você pode escolher uma área de atuação, o que pode abrir um grande leque de oportunidades. Tenha em mente qual material de estudo vai utilizar, se vai fazer algum curso, de acordo com o seu perfil.

2 – Tenha disciplina

A disciplina é fundamental para ir bem nos estudos. Mesmo se você não estiver disposto no dia a estudar, procure se motivar e vá em frente. Desse modo, cumpra seu quadro de horários, não abra uma exceção. Uma das melhores coisas que todo concurseiro sente é terminar uma rotina depois de um dia difícil.

3 – Procure ter foco nos estudos

Depois de escolher a área de atuação e os editais para os concursos, é preciso ignorar qualquer coisa que possa vir a tirar seu foco nos estudos. Focalize em seu objetivo, suas metas a serem alcançadas. Em síntese, não se deixe levar pelos obstáculos que encontrar no caminho, continue seguindo em frente.

4 – Diversifique seus estudos

A diversificação dos materiais a serem estudados pode ajudar em sua rotina. Pode-se utilizar apostilas, vídeos, podcasts, fazer cursos online ou presenciais, exercícios, resumos, mapas mentais, etc. Em suma, é uma boa maneira de aumentar a motivação, tornando o dia a dia mais prazeroso.

5 – Cuide de sua saúde e do corpo

É preciso que o corpo esteja preparado para uma rotina pesada de estudos. Portanto, durma bem, faça exercícios físicos, se alimente de maneira saudável, separe um tempo para descanso, ficando com sua família e amigos. Aliás, dessa maneira, ao retornar a rotina, você sentirá uma maior facilidade nas atividades propostas.

6 – Faça provas anteriores

Resolver as questões de editais anteriores ao seu concurso público ajuda a entender melhor como é a prova, auxilia na fixação das matérias, e a treinar seus conhecimentos. Analogamente, cada banca examinadora tem uma característica, portanto conhecê-las pode ajudar no dia da avaliação.

Erros de concurseiros iniciantes

Quem está começando no mundo dos concursos públicos tende a cometer alguns erros. Podemos destacar a escolha de um edital pela sua remuneração ou número de vagas, baixa concorrência, não avaliar como é a carreira profissional, desconhecer o perfil da banca examinadora, não ler o edital de maneira correta.

Além disso, o estudante também peca por não definir um tempo certo para a resolução de provas anteriores, deixar o estudo para amanhã, não fazer questões relacionadas à matéria, comparar-se com outras pessoas, começar os estudos apenas depois do edital, abandonar atividades físicas, entre outros.

Conclusão

Estudar para o concurso público não é uma tarefa fácil, porém com uma boa dedicação é possível passar e garantir uma vaga. O concurseiro deve passar o dia em um lugar adequado, calmo, com poucas distrações. 

Ele deve observar o que funciona para o seu perfil, se é uma vídeo aula, um podcast ou fazer um resumo do conteúdo, por exemplo. Começar do zero pode ser difícil, mas aos poucos o estudante vai ganhando confiança, dando pequenos passos em direção ao seu sucesso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.